Garanhuns, 22 de janeiro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
SOCIEDADE
 

KITTY TOTAL

Kitty Lopes


SE LIGUE

Na Quarta-Feira de Cinzas o horário do funcionamento bancário será diferenciado. Segundo informações do gerente geral do Banco do Brasil agência Garanhuns, Antonio Fernando, a agência vai abrir às 11h e fechar às 14h. Portanto cuidado para não perder o horário, senão...


ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Garanhuns festeja seus 126 anos de emancipação política no próximo dia quatro de fevereiro, apesar de não ser feriado na cidade, a prefeitura preparou uma programação.

Aliás, eu não entendo porque o feriado foi extinto já que todo município tem direito a quatro feriados municipais. É importante que a data seja festejada para que as pessoas sintam ainda mais orgulho por serem de Garanhuns ou simplesmente aqueles que escolheram a cidade para viver.


PADRÃO NOTA 10

Uma parceria entre o Bonanza Supermercado e a Puratos trouxe a Garanhuns o caminhão escola, e durante uma semana 80 profissionais de nossa cidade se qualificaram. O caminhão é um espetáculo, totalmente equipado com tudo que uma panificadora precisa, além de uma sala de aula com 20 lugares.

No último dia de permanência na cidade alguns profissionais da imprensa local foram convidados para assistir uma aula espetáculo, confesso que fiquei encantada com a agilidade e profissionalismo dos técnicos. No final nos servimos de um delicioso lanche e ainda ganhei uma linda e saborosa torta que tinha acabado de ser feita. Parabéns ao Bonanza pela iniciativa.

Vale salientar que não houve custo algum para os participantes dos cursos.


BRASIL ALFABETIZADO

Mais 30 mil jovens e adultos poderão aprender a ler e escrever em Pernambuco, ao participarem da segunda etapa do programa Sesi por Um Brasil Alfabetizado. A meta é alfabetizar dois milhões de pessoas no Brasil ate o final de 2006, o que corresponde a 12,27% da população não alfabetizada com mis de 15 anos.


SOPRANDO VELINHAS

Terezinha Nunes, figura humana das melhores que tenho hoje a alegria de dizer que sou amiga, completou idade nova a última quarta-feira e comemorou como mais gosta, em ritmo de carnaval e rodeada de amigos. Terezinha que é apaixonada pelos espetáculos populares do nosso Estado, no mínimo estava vestida de caboclo de lança (maracatu).


PASSAGEM DE COMANDO

Dia 19 de janeiro, em solenidade prestigiadíssima, o coronel Carlos Mauricio passou o comando do 71º BI Mtz. ao tenente coronel Eudes de Lima e Silva. A cerimônia obedeceu aos métodos do Exército que são sempre muito bonitos aos olhos dos civis. O coronel Mauricio que cumpriu todas as normas do Exército Brasileiro nos seus dois anos à frente do 71º BI Mtz. foi transferido para a Capital Federal. Logo após a cerimônia, foi inaugurado o retrato do coronel Carlos Mauricio na galeria dos ex-comandantes. O prefeito Luiz Carlos prestigiou a solenidade e ficou para o coquetel que foi servido logo depois. Muitos e muitos nomes de prestígio circularam pelo Batalhão Duarte Coelho.


FEIJOADA CLASSE A

A Garanheta 2005, que já está a todo vapor, deve movimentar a cidade no período de 10 a 13 de março, e como todo mundo já sabe, o sábado do Carnaval fora de época de Garanhuns pertence à Feijoada Classe A, evento que tenho a maior alegria de realizar porque sou uma apaixonada por Carnaval. Nas últimas edições a feijoada atraiu para Garanhuns nomes de expressão no mundo político, empresarial, social e jornalístico do estado, sendo assim o evento que coloca nossa cidade na mídia.

Este ano, a exemplo dos anos anteriores, a camiseta também será o passaporte para a festa, e a mordomia será total.


MODA

Não sou colunista especializada em moda, no entanto tenho sempre muita curiosidade de assistir aos desfiles das semanas de moda do Rio e São Paulo, onde as tendências para as estações são apresentadas. Estive na São Paulo Fashion Week, há quatro anos e confesso que a cada ano entendo menos as cabeças dos fashionistas (aqueles que pensam que sabem tudo de moda). Tanto no Rio como em são Paulo não é apenas o comprimento de saia, cor essa ou aquela, enfim tendências. Os dois eventos precisam mesmo é de "quem é quem" para gerar fatos além das passarelas que, diga-se, é uma mistura difícil de entender. Não é à toa que as celebridades ficam na primeira fila (dá só uma olhadinha nas revistas de fofocas), elas dão o glamour que os eventos necessitam. Novamente o maior frisson foi a badalada, linda e cara top Gisele Bundchen.


QUE SITUAÇÃO

A sofisticada Gisela, personagem da atriz Ângela Vieira, que com muita graça introduziu o bordão "QUE SITUAÇÃO", repetido hoje em todo Brasil, vai poder participar do maior espetáculo da terra.

A bela foi convidada para viver Nossa Senhora, na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.


VISITA

O prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira, fez visita de cortesia a Terezinha Nunes, secretária de Urbanização do Estado, na semana passada. Terezinha Nunes tem muita força junto ao governador e demais secretários. Fez muito bem o prefeito.


CARNAVAL

É imensa a procura dos garanhuenses por pacotes turísticos e casas no litoral para o período de momo. É bem possível que nossa linda cidade repita no Carnaval o que está acontecendo agora nos finais de semana: a cidade fica um vazio só.


MARIA BONITA

A casa mais freqüentada de Garanhuns passa por reforma para maior conforto e comodidade para os clientes. Estão sendo ampliados: o bar, a churrasqueira e a cozinha; e o forno está sendo reformado. A casa que já é bela vai ficar ainda mais moderna com o novo visual. As reformas ficaram em torno de R$ 30 mil.


FECAJU

Miracica está em festa. Contando com o apoio da Prefeitura, o distrito de Garanhuns promove no período de 28 a 30 de janeiro a III Festa do Caju, a Fecaju.

As atividades vão desde apresentações culturais; concurso da rainha do caju; torneios esportivos e trilhas, envolvendo cavaleiros e motoqueiros de toda a região.

A programação ainda será marcada pela promoção da 1ª Corrida de Jericos e pela realização de uma feira, quando serão comercializados produtos derivados do caju.

A Festa do Caju foi idealizada em 2003 pelas associações rurais do distrito em parceria com a prefeitura, Sebrae, Senar, Sindicato Rural Patronal, Ebape, Fundação Bradesco, Banco do Nordeste e a iniciativa privada, consolidando-se, a cada ano, como um significativo evento do calendário turístico de Garanhuns.

Entre as atrações que participam da festa, banda Forró Pesado e Arreios de Ouro.


ASSISTÊNCIA HUMANITARIA

O 71º BI Mtz. está participando das doações do Governo Federal no esforço de Assistência Humanitária aos países da Ásia em situação de calamidade pública.

O Batalhão estará recebendo doações da população das 9h30 às 17h. As doações a serem recebidas são: roupas, remédios, água mineral, biscoitos, barra de cereais, doces, enlatados, leite condensado, arroz, macarrão, açúcar, óleos em geral, bem como outros alimentos não perecíveis.


CURTAS

O empresário Carlindo Barros Lopes festejou ao lado da esposa Carminha, dos filhos e noras mais um ano de vida, dia 20 de janeiro em sua residência.

Quem festeja idade nova em pleno Carnaval é nosso amigo Ulisses Pereira, médico conceituadíssimo em nossa cidade.

Dia 09 de abril, nos salões do Clube dos Oficiais, teremos um grande baile com a Super Oara, festa que vai comemorar os 100 anos do Rotary Internacional. As mesas já podem ser adquiridas.

Fiquei estarrecida ao ouvir domingo passado o apresentador Fausto Silva (Domingão do Fastão), da Rede Globo, perguntar a cantora Luiza Possi, logo após a mesma mostrar uma matéria feita em Olinda, se a cidade Patrimônio da Humanidade era a capital de Pernambuco.

Quem esteve curtindo temporada em Tamandaré foi o casal Inês e Glácio Doria, já estão de volta à cidade das flores com um bronze maravilhoso.