Garanhuns, 22 de janeiro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CIDADE
 

Miracica prepara-se para a 3º Fecaju

Gerson Lima


De 28 a 30 deste mês de janeiro, o distrito de Miracica estará realizando sua terceira Festa do Caju. A iniciativa, tomada dois anos atrás, é da Federação das Associações de Miracica com a finalidade de valorizar e divulgar a sua vasta produção de caju nessa época do ano. Ao todo, estão envolvidas as comunidades rurais ao redor da vila que desenvolvem o plantio da fruta e beneficia seus derivados. O vereador Paulo da Mochila, do PSDB, que é um dos idealizadores do evento, está dentre os patrocinadores da festa de 2005.

Este ano, a FECAJU, irá contar com os cursos de derivados de caju que será realizado na comunidades de Estivas. Uma oficicina de fabricação de velas na comunidade Rainha da Paz. Para o sítio Cágados a comunidade irá vivenciar um curso de Vagonite, uma espécie de bordado bastante em voga nos dias atuais. Na localidade do sítio Capoeiras, orientações sobre o beneficiamento de castanha, enquanto a população do Escovão irá receber orientações sobre a produção de mudas de caju.

As oficinas e cursos fazem parte da programção da festa que terá palco e iluminação instalados na vila para shows com Zeinho de Garanhuns, Bebedo e Banda, Forró Pesado, Bandas Lírio e Flor de Liz , Djair e Banda e a grande atração do domingo dia 30 que será a Banda Arraios de Ouro. Os apresentadores Gerson Lima, Marcos Cardoso e Fernadinho DJ, se revezarão para anunciar a cada noite as atrações. As demais atrações alternativas ficarão por conta do Grupo Cultural Arrasta Pé, Grupo de Dança Afro do Sítio Estivas, Espetáculo teatral pelo grupo de teatro de Miracica, violeiros e a feira de artesanato e de iguarias derivadas do caju.

A prefeitura de Garanhuns, nestes primeiros dias de governo, vem apoiando a iniciativa dando a infraestrutura necessária para realização do acontecimento. Lamentavelmente o Governo Municipal afirma não poder ajudar na realização das oficinas de arte como vinha se realizando a cada ano. Segundo se informou, a Prefeitura não está com recursos para tal atividade, embora o prefeito jure que encontrou a administração de Garanhuns perfeitamente saneada de dá gosto... Durante o dia, grupos de cavaleiros da Associação de Cavaleiros de Garanhuns, liderados pelo ex-vereador Mazinho, farão cavalgada até a vila, percorrendo trechos rurais nos arredores do distrito. Um grupo de motoqueiros fará o mesmo seguindo a estrada de barro até o local.

Para a presidência da FADIMI e demais membros associados, a festa vem se firmando a cada ano e mesmo com as dificuldades em conseguir patrocinadores para o evento, o número de participantes já levantados para festa, é razoável, dando condições de se produzir um acontecimento à altura daquela comunidade.

Vale a pena conferir, dias de 28 a 30 deste mês de janeiro, quando Miraciaca lhe espera para "safra da alegria".