Garanhuns, 22 de janeiro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CIDADE
 

Esporte, cultura e lazer no aniversário de 126 anos de Garanhuns

Núbia Kênia


A cidade de Garanhuns acordou neste sábado já em clima de festa, com a inauguração do Departamento de Esportes do município, localizado no Parque Euclides Dourado, e o início do Torneio de Futebol e Voleibol de Areia, além do Torneio de Futebol que acontece neste domingo, a partir das 19h30min. Os eventos fazem parte de uma série de atividades programadas para comemorar o aniversário de 126 anos da cidade, que acontece na próxima sexta, dia 04, e que diferente de anos anteriores, será comemorado durante vários dias, compreendendo as áreas de esporte, cultura e turismo.

De acordo com o secretário de Comunicação, Marcos Régis, a programação do festejo foi elaborada através de uma união de forças das Secretarias de Turismo e Comunicação, além da Diretoria de Cultura e Esportes, sendo que à parte de esportes foi incluída porque foi analisado que havia uma certa carência nessa área em Garanhuns. "Estamos iniciando a administração agora, e pegamos o aniversário da cidade com apenas um mês de governo do prefeito Luiz Carlos. Mesmo assim, unimos as forças e preparamos uma programação bem variada, dinamizando também a área de esportes e cultura", explica Marcos Régis.

A festividade prossegue na próxima segunda, (31/01), com o Torneio de Futsal e Basquetebol, que terá continuidade no dia 2. Já no dia 1º de fevereiro, às 20h, a Diretoria de Cultura inaugura a Sala do Artista, instalada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, que segundo o diretor João Marques, será um espaço destinado a todo artista, não só de Garanhuns, mas todo aquele que visitar a cidade. "Esta sala é para que o artista da cidade ou aquele que aqui chegar tenha seu ambiente, seu lugar, e assim possa ter acesso a informações que captaremos junto à Internet, jornais e livros, além de documentários, entre outros", adianta João Marques.

Além criação da Sala do Artista, o Departamento de Cultura realiza, durante as comemorações do aniversário da cidade, a Caminhada Poética, cuja concentração acontece na Praça João Pessoa, seguindo pela av Dr. José Mariano, rua Dom Luiz de Brito, av. Santo Antônio,e encerrando no Espaço Cultural Luiz Jardim, localizado próximo ao prédio de Ferreira Costa. A caminhada será realizada na próxima quarta (02/02), às 20h30min.

No dia 3 a programação será voltada novamente para o esporte, quando acontecerá o encerramento do torneio de Futsal e Basquetebol, a partir das 19h30min, no Parque Euclides Dourado.

O auge da festa será mesmo no dia 4, quando o município completa 126 anos. Neste dia o festejo será comandado pela Secretaria de Turismo, que programou uma salva de tiros, às 6 h, para acordar a cidade que será direcionada de vários pontos da cidade, como o Magano, Monte Sinai, Columinho e Ipiranga. Depois, às 7h e 50min, acontece a execução do Hino de Garanhuns, em frente a Prefeitura Municipal, com a participação da cantora Dalva Diniz, e às 8 h o Hasteamento das Bandeiras e execução do Hino Nacional, também em frente ao prédio da Prefeitura. Neste mesmo dia, está programada a apresentação do coral da 3ª Idade do Sesc Garanhuns, às 8h30min, e o corte do Bolo, às 9 h. Já às 19h30min será realizada uma Celebração Ecumênica, na Catedral de Santo Antônio, e encerrando a comemoração o Desfile do Bloco "As Virgens", saindo as 21h, do Relógio das Flores e seguindo até a Praça Guadalajara. O desfile será animado pelo Trio Folha Verde e Banda Cio da Terra. "Já está tudo pronto para a realização das "Virgens" que encerra os festejos de aniversário de Garanhuns, e deve atrair milhares de foliões", afirma o secretário de Turismo, Júlio César Sampaio.