Garanhuns, 8 de janeiro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
OPINIÃO
 

Previsões para 2005

Pedro Jorge Valença


Encontrei com nosso conterrâneo Luizinho que pediu para que as previsões para 2005 fossem publicadas, pois depois que foi estudar Arquitetura em Salvador, onde é decorador e Pai de Santo muito respeitado e vidente com 80% de acertados, "bicha enrustida", quando volta para Garanhuns, opina sobre a Região e participa de política. Seu nome de guerra é Pai Lú.
Vamos as previsões, muitas evidentes e outras corajosamente divulgadas:

Política Nacional: o PMDB ameaça deixar o Governo, mas nada fica definido. O PFL continuará na oposição e Antônio Carlos levará o que quiser para a Bahia. Pela trigésimas vezes esquerdistas tentarão espalhar que o Senador Marco Maciel é um homem riquíssimo, pela milésima vez não aparecerá sua fortuna. Direitistas divulgarão que o Dr. Arraes está acomodado, mas nas horas certas ele se pronunciará mudando os rumos de muitas coisas. Lula vai viajar mais de 20 vezes para o exterior. Aparecerão vários escândalos ligados aos políticos do Extremo Norte, Banco Central e Previdência Social, mas os culpados pegarão apenas prisões domiciliares. A briga entre os membros do Governo Federal vai ser muito grande. A Aprovação Popular para os Governantes será superior a 65%, e ninguém será preso por divulgar informações inverídicas.

Mercado Mundial: Os EEUU continuarão taxando nossa Laranja e. os Mercado Comum Europeu e Asiático continuarão procurando desvalorizar nossa Carne Bovina e o Brasil não conseguirá provar que existe protecionismo A Argentina vai combater a entrada de eletrodomésticos, veículos e equipamentos pesados. Só será permitida a entrada de Capital Brasileiro, para abrir novas fábricas, evitando o desemprego dos platinos.

Mercado Nacional: O Leite sobrará no Brasil, mas nada será feito para incentivar o consumo. As crianças serão estimuladas a consumirem bebidas lácteas, feitas com soro de leite, conservantes, aditivos e corantes; bebida com açúcar, ate suco de merda é bom. Em Pernambuco, a produção do Queijo de Coalho, não será estimulada. As carnes de Carneiro e Bode custarão baratas para o criador, mas no Grande Recife seu preço será superior a Alcatra Bovina.

Política Estadual: Sérgio Guerra vai conseguir tudo o que pedir. O PFL vai pedir, mas nada conseguirá. O PPS, vai ficar usando a tática do antigo atacante Dedeu do Náutico: "Fiz que fui, mais não fui e terminei fondo". João Paulo e Humberto Costa vão ficar de braços dados até o fim do ano, em 2006. Em Jaboatão a campanha chamando Newton Carneiro de " Doido" vai continuar mas o Prefeito não vai comer merda, rasgar dinheiro nem pegar em brasa . Caruaru não vai perder a mania de se destacar, não importa a maneira de se promover. Como vez em quando tem uns pequenos abalos sísmicos naquela Cidade o Prefeito Toni Gel, vai mandar um dos seus assessores estudar as inundações no Siri Lanka. Como não existe praia em Caruaru, e que as maiores ondas ( Tsunami ) atingiram no máximo 12 metros de altura, não conseguirão ultrapassar a Serra das Russas, mandará o emissário retornar e devolver as diárias.

Previsões Locais: Ninguém vai se rebelar e não haverá oposição em todos os níveis. Os puxa sacos continuaram reivindicando os novos cargos Municipais. Jarbas Vasconcelos não será criticado nem em sonho e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nem pensar pois é anti patriota falar de um conterrâneo tão importante. Na Semana Santa vai ser obrigado a todos que tenham condições deixar a Cidade em direção da Praia de Tamandaré, deixando as ruas desertas dando oportunidades para os descuidistas e assaltantes. Para variar não vai haver Carnaval, pois a população tem de economizar para durante as festas Juninas, sobrar dinheiro para visitar Caruaru. Festa só no Festival de Inverno, feita com o dinheiro do Estado. No final haverá uma pesquisa e Gravatá vai ter seu Festival superior ao nosso. A População deve ficar prevenida, pois vai ter racionamento no abastecimento de água do Município. A crise deverá se prolongar pelos anos 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, até lá não chegarão as águas da Transposição do Rio São Francisco. A Adutora do Agreste Meridional que captará águas na altura de Arapiraca, medida de urgência para solucionar a crise em curto prazo, vai continuar a ser discutida sua paternidade numa verdadeira briga de "cachorro grande".

O Presidente Lula vai mandar o seu antigo assessor Valdomiro Diniz, para se aperfeiçoar com "Baixinho" o mais competente cambista do Jogo do Bicho, para implantar uma Loteria Zoológica na Caixa Econômica. Outra personagem que fará estágio em Garanhuns será o Marqueteiro Duda Mendonça, que virá se aperfeiçoar no esporte das Rinhas de Galos, com o nosso Jornalista Humberto de Moraes, antigo adepto e ainda catedrático nessa atividade.

Previsões Espaças: Se não houver um alerta aos Cartórios de Registros Civis, vão aparecer nomes de crianças inspirados na intensa divulgação do noticiário da Catástrofe da Ásia: Siri Lanka, Suriname, Pipi, Sumatra, Tailândia, Madagascar e Tsunami.. Os times de Pernambuco vão perder todas para os Baianos. Sete de Setembro e Aga serão desclassificados. O Itacuruba será o Campeão Moral do Estado.

Não tenho nenhuma responsabilidade pelas previsões, feita por Pai Lú, apenas relatando o que ele recebeu dos seus Orixás.