Garanhuns, 8 de janeiro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO & MÍDIA

Ronaldo César


VIVA 2005!

Os indicadores financeiros mostram que 2005 promete progresso, portanto crescimento nos níveis de emprego e consumo. O final do ano passado já mostrava um futuro promissor com a divulgação dos índices de exportações, taxas do dólar e outras notícias que nós, leigos, aproveitamos apenas as manchetes (Mas sempre é tempo de se buscar aprender). Este ano, sem eleições em todos os níveis e sem copa do mundo é um bom ano para se trabalhar, e isso o brasileiro faz sem rodeios. Um povo que não tem vergonha do trabalho mesmo quando ele não existe. Um povo de fibra que ainda está aprendendo a viver a democracia e que aos poucos vai se livrando dos ruídos da ditadura, que alijou o povo do processo das escolhas e que atou nossa gente à mercê da mídia, principalmente a televisão, essa já elegeu até presidente. Pois está aí, 2005, de prefeitos novos ou de novo, prefeitos. De vereadores empossados, o primeiro passo para o mundo da política. A mídia explora essas mudanças como se estivéssemos na iminência de mudanças radicais ou de melhoras nos governos de continuidade, alguns estão até certos, mas outros estarão sendo achincalhados daqui a quatro anos. Nuvens de esperanças rondam cidades e suas populações. De certo, 2005 será um ano de descobertas e do novo, a democracia ensina que a troca no poder é sempre saudável, como em Garanhuns, onde após oito anos do governo Silvino, começamos a respirar os ares da era Luiz Carlos.


NOMES DA EQUIPE

Algumas pessoas discordaram de algumas críticas que a imprensa fez a respeito de alguns nomes e cargos anunciados por Luiz Carlos. É Natural, de ambas as partes. Discordar de uma opinião é salutar ao processo da informação, desde que essa contradição se refira à demonstração ética de uma opinião responsável. Claro, e acredito que essa relação ficou nítida, só virão as críticas de trabalho depois, e se forem necessárias. Num legítimo regime democrático, elas sempre existem, e isto é imparcialidade. Como num clube de futebol onde o torcedor quer o melhor para seu time, torce pelas vitórias e pelas conquistas de campeonatos mas tem todo o direito de discordar da contratação de alguns jogadores. Já como prefeito eleito, Luiz Carlos também tem o direito de indicar quem quiser!


POSSE

Com exceção da Rádio Jornal, as rádios locais não demonstraram muito interesse em cobrir a passagem de comando do Palácio Celso Galvão. Em outras épocas, quando tínhamos o espírito cívico, a transmissão era quase obrigatória. Digo espírito cívico porque as outras festas e manifestações populares como o desfile de Sete de Setembro também já não excitam as gerências das rádios, principalmente de Freqüência Modulada.


MUDANÇA NA MARANO

Antenada com seu ouvinte, a Marano FM diminuiu o tempo de programa de Marcos Cardoso para que possa colocar mais música a partir das 10h da manhã. Mais dinâmico, o programa começa logo depois do Jornal Marano e deverá ser também mais light, com músicas. Informação sempre foi a marca de Marcos.


BLITZ 102

Também naquela rádio, o programa de Marcelo Jorge e Cia. deixa órfãos aqueles que gostavam de badalação na noite. A galera da Blitz já está ora do ar já há alguns meses. Fernandinho DJ, na Sete Colinas, reina livre no horário.


BARTOLOMEU

Quem encontrou Bartolomeu e Rosa Quidute nas confraternizações de final pôde conferir como o casal mantém a simpatia e o carisma mesmo depois da derrota eleitoral. Os comentários dão conta de que o médico deve emplacar uma candidatura a deputado estadual já que não existiria mais acordo político entre ele e Izaías Regis, e vinte mil pessoas o apoiaram no caminho de volta à prefeitura.


DATAS REDONDAS

Três educandários de Garanhuns fazem aniversários redondos este ano. A Escola Santa Maria, no Arraial (como é saudoso tratar este bairro por este nome!) completa 30 anos. Dona Pureza espera poder festejar com os alunos e a comunidade essa data simbólica. Na COHAB II, a profª. Maria Almeida prepara a festa dos 20 anos do Colégio Santa Joana D´arc. A ver a empolgação com que vimos suas festas, este ano será especial, aliás, na volta às aulas teremos o início da construção da quadra poliesportiva. E 2005 é o ano em que o Colégio Diocesano faz 90 anos. Por outro lado, Prof. Albérico Vilela não promete uma grande festa pois todas as atenções estão voltadas para a concretização do sonho de sua quadra coberta. Um grande presente num grande ano. Mas a sociedade sempre espera demonstrar o carinho que tem pelo Gigante da Praça da Bandeira (perdoem-me usar ainda essa referência, é que não se muda um costume de décadas facilmente...).


ESCOLA SÃO JOSÉ

Muitas escolas de Garanhuns passam por dificuldades. Há alguns dias vimos reportagem que falava da reforma perpétua do Colégio Dom João da Mata. Na Av. Rui Barbosa quem agonizava era a Escola São José, tradicional educandário de Garanhuns, situado na majestosa avenida. Pois bem, até os telhados estavam despencando colocando em risco todos que ali passavam. Foi numa luta da comunidade, professores, alunos, funcionários e diretoras que depois de três anos a escola está passando por reformas. Uma luta árdua, porém vitoriosa que levanta a auto-estima de todos que defendem aquela simpática casa de ensino. Hay que endurecer sin perder la ternura jamás!!


SIVALDO

O vereador Sivaldo Albino, mais uma vez eleito para a presidência da Câmara de Vereadores, demonstrou mais uma vez a competência na articulação política. A forma como trata seus acordos e a influência que deve ter no governo Luiz Carlos continua o credenciando como político promissor. Jovem ainda, Sivaldo pode ser em breve uma aposta mais alta na esfera política.


UMA QUESTÃO!!!

Porque a entrada de Garanhuns de quem vem de Recife merece tudo, Centro de Informações, iluminação, paisagismos, etc. Enquanto todas as outras estão no absoluto esquecimento por seus administradores, todos eles? A insegurança, buraqueira, falta de sinalização e outros problemas são comuns entre elas.


LI EM ALGUM LUGAR!!!

"O pior analfabeto é aquele que aprendeu a ler e não lê."


OLHAR GARANHUNS!!!

Mais um verão que Garanhuns se muda para as praias, Tamandaré e São José da Coroa Grande, principalmente. Se se diz que o ano só começa depois do carnaval, este ano deve começar mais cedo, ou então a gente diz que só começa depois da Garanheta, que é em março.


E POR FALAR NISSO...

...E por falar em Carnaval vem aí o primeiro carnaval de São João sob a administração de Pedro Barbosa. A cidade que é considerada o melhor carnaval da região deve receber um grande número de foliões novamente este ano.