Garanhuns, 8 de janeiro de 2005
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

COLUNA DE ULISSES

Ulisses Pinto


NOVOS HORIZONTES - Conforme previmos, em três jornais, inclusive neste, a chapa vitoriosa (Luiz Carlos de Oliveira - Almir de Araújo Penaforte), tomou posse na Câmara de Garanhuns, que estava superlotada (prefeito Silvino Duarte, sua esposa Aurora Cristina Duarte, cel Carlos Maurício, Cmt do 71º B I Mtz acompanhada da querida amiga Roseane Melo, ex-prefeito Ivo Amaral e sua esposa Edjenalva Amaral, demais figuras ilustres, correligionários vitoriosos e povo em geral.

A reunião do Poder Legislativo, coube ao vereador eleito Severino Sabino Filho (Sílvio) por ser o mais velho.

Acobertados por normas legais, o prefeito e o seu vice, prestaram o juramento seguinte de acordo com a Lei Orgânica Municipal: "Prometo cumprir a Constituição da República Federativa do Brasil, a Constituição do Estado de Pernambuco e a Lei Orgânica deste Município, e honrar as funções do meu cargo, com lealdade e patriotismo e trabalhar pelo bem estar do meu povo". Ambos entregaram ao Presidente da Casa Raimundo de Moraes, suas declarações de bens. Do mesmo modo, juraram os vereadores Aldemiro de medeiros Aquino, Armando Domingos de Melo, Daniel da Silva Filho, José Cláudio Taveira, José Carlos Rocha de Oliveira (Zé de Vilaço), Marcelo Pereira Marçal, Natalício Rodrigues do Nascimento Filho, Paulo Fernando de Lima (Paulo da Mochila), Severino Sabino Filho (Sílvio professor), Sivaldo Rodrigues Albino e Zaqueu Naum Lins (11). Saudou as autoridades e demais pessoas presentes, o vereador Daniel (PTB), na pessoa do ten cel Maurício, Cmt do "Duarte Coelho".

Antes da solenidade, foi tocado o Hino desta terra. Encerrando aquela sessão histórica o sr. Luiz Carlos de Oliveira, prometeu lutar por Garanhuns, acima das paixões políticas. Foi uma bela oração.

Pelas 17:30h, em frente ao Palácio Municipal, com enorme número de pessoas, o prefeito Silvino de Andrade Duarte (PMDB) passou o cargo ao chefe do executivo eleito Luiz Carlos de Oliveira (PMDB).

Houve a partir das 20 horas, no Clube dos Oficiais, um coquetel e no restaurante O Terraço, comes e bebes que terminou altas horas do dia seguinte. O prefeito, o vice, vereadores, estiveram presentes nas comemorações aos vitoriosos. Aliás, muito natural.


NOVO PRESIDENTE - O atual presidente da Câmara de Garanhuns, do PSDB, foi reeleito no dia 1º do corrente, obtendo 8 votos e o pro. Sílvio, do Partido Verde, três sufrágios.

Para vice presidente Zé de Vilaço (PSDB), obteve também 8 votos e os de mais vitoriosos, para a 1ª e segunda secretarias, respectivamente, Marcelo Maçal e Natalício Rodrigues, respectivamente PT e PV.

Foi uma grande vitória para o grupo do ex-prefeito Silvino e do novo chefe do executivo Luiz Carlos. Mas, segundo declarou o vereador petista, a aliança da sua agremiação é no plano administrativo, de acordo com a esmagadora maioria do diretório municipal de Garanhuns.

Como se observa, pode até a agremiação desse partido, participar da nova administração do farmacêutico Luiz Carlos. Achamos muito natural esse acordo que não envolve a parte política. É do jogo partidário.


NOVO COMANDO - No dia 19 do corrente, o ten. Cel. Carlos Maurício de Albuquerque Melo, atual Cmt do 71º B I Motorizado, pelas 20h, vai passar o Comando do "Duarte Coelho" ao oficial superior de igual patente, Antônio Eudes Lima da Silva, procedente do Recife. O mesmo é natural da cidade de Olinda.

O coronel Carlos Maurício, filho do Recife, vai servir no Estado maior do exército, em Brasília, por sinal, no gabinete do Comandante do Exército, general Francisco Albuquerque.

O casal Roseane-Maurício, dexará saudades nesta terra onde o Nordeste garaoa. Figuras queridas que passarm a amar a nossa cidade e tanto isto é verdade, que segundo o ex-prefeito Silvino Duarte, eles virão morar em Garanhuns, quando o coronel Maurício ir para a reserva.