Garanhuns, 18 de dezembro de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

COLUNA DE ULISSES

Ulisses Pinto


DIPLOMADOS - Dias passados, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, presidida pelo Dr. Márcio, juiz Eleitoral da 56ª zona, ao lado da dra. Marinalva, promotora que se relaciona com a Justiça Eleitoral e de outros componentes da Mesa dos Trabalhos, ocorreu a entrega dos diplomas dos 11 vereadores eleitos, dos futuros prefeito e vice, de Garanhuns. Também, na ocasião, foram também diplomados os primeiros suplentes do nosso Poder Legislativo.

Discursaram o juiz e a promotora, ambos saudando os postulados da democracia pelo último pleito nesta terra.

O “Teatro Souto Dourado”, esteve repleto de pessoas, inclusive de familiares dos futuros dirigentes (Poderes executivo e legislativo).


ELEIÇÃO DA MESA - Salvo engano, na tarde do dia 1º de janeiro, se saberá qual a nova mesa da Câmara, após a contagem dos votos.


PMDB DIVIDIDO - Na Convenção Nacional do PMDB presidida pelo deputado federal Michel Temer (SP), ocorreu o esperado: a maioria do partido, cerca de 60% dos convencionais presentes, resolveu não dar apoio ao governo Lula. Numa moção aprovada, foi decidido que o desligamento dos peemedebistas que não deixaram seus cargos no governo (da União), será comunicada à Justiça Eleitoral. Tal prazo já foi esgotado. Entretanto, os dois ministros que servem ao governo de Lula, continuarão nos seus postos, assim como outros que servem como diretores, etc. Política sempre tem de tudo.

Tanto na Câmara Federal como no Senado, continua a maioria do PMDB no apoio ao presidente Lula. Mesmo assim, não deixa de ser ruim para o aludido governo da União.


PPS - Por grande maioria de votos, o PPS, do Ministro Ciro Gomes, resolveu em convenção ficar contra o governo do presidente Lula. A ocorrência contou com o apoio do deputado federal Roberto Freire, presidente do PPS e autor da iniciativa.


JARBAS - No “caso” do PMDB saiu vitorioso o governador Jarbas Vasconcelos que desde a vitória de Lula, lutava para o seu partido ficar contra, mas apoiando o que era justo para a Nação, no Congresso Nacional.


FERNANDA PIRES - A nova assinante deste jornal, Fernanda Nicéa Pires, viúva do médico Fernado Pires, ofertou a este colunista um lindo presente (relógio onde diz abaixo: jornalismo). Através do Correio Sete Colinas, o meu agradecimento a uma pessoa de valor do porte de Fernanda, filha do escritor e jornalista falecido Alcides Nicéas. Batalhamos num congresso de jornalistas, em Caruaru, há anos passados.


JOANA D´ARC - Com o costumeiro brilhantismo, realizou-se no dia 12 do corrente, no Teatro Souto Dourado (Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti), às 15 horas, a formatura dos doutorandos do ABC e também a solenidade de conclusão da 4ª série do Ensino Fundamental do Colégio Santa Joana D´arc, dirigido pela emérita Maria Almeida Rocha, que por sinal, no próximo ano irá receber o título de cidadania honorária de Garanhuns. A nossa grande amiga é filha de Capoeiras.

O educandário que tem o lema “Educando para Deus e para Vida”, mais uma vez demonstrou ser um elo inquebrável nos setores da educação, da cultura e da tarde, pelos ditames do cristianismo.

Os meninos, a criançada, a equipe do professorado, demonstraram perante o grande público, como é bom ser estudante de um colégio tão rico em sabedoria.

A parte significativa foi o juramento dos pequeninos e que, mais além serão os grandes homens, as abnegadas mulheres do amanhã.

David José Melo, Ronaldo César, a própria Maria Almeida, falaram sobre a efémeride educacional assim como este colunista.

A organização de David Melo deu um show de cobertura tanto na festa em tela, mas fez inserir as solenidades anteriores, ocorridas no mesmo teatro.

Em suma, uma ocorrência educacional que trará recordações como é o caso dos meninos e das meninas, com seus trajes vermelho e branco, recebendo seus anéis, seus diplomas sendo fotografados. Registramos as formaturas do ABC de Yasmim Karla, neta do eleito vereador de Correntes, Antônio da Celpe. É um grande amigo nosso o qual ficou no 5º lugar entre os nove componentes eleitos e do filho do prefeito eleito de Brejão, Joseraldo Júnior. Na eleição de Brejão um fato aconteceu. O soldado da nossa PM derrotou um coronel da mesma Polícia Militar. E por falar nela, o soldado Moisés, deputado pelo PL disse a este colunista que na eleição da mesa da Assembléia Legislativa, votou em Romário Dias, o qual foi eleito presidente daquele poder pela terceira vez.