Garanhuns, 4 de dezembro de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CULTURA
 

Cultura é tema polêmico em Garanhuns

Garanhuns realiza neste sábado o I Fórum de Cultura da cidade. O evento, promovido pela Saga, Sociedade dos Artistas locais, tem a participação de Tarciana Portela, do Ministério da Cultura, Teresa Amaral, da Fundarpe, e José Manoel Sobrinho, do Sesc Pernambuco. No momento em que se realiza esse fórum, procuramos fazer uma reflexão sobre o nível cultural dos jovens da Suíça Pernambucana. Constatamos que muitos não querem saber de leituras, escutam músicas de gosto duvidoso e se mostram desinformados da realidade do país e de sua comunidade.

Embora Garanhuns seja a única cidade do interior que possui uma Academia de Letras e uma Associação de Imprensa, apesar do município ter sido berço de Luís Jardim e Dominguinhos, mesmo com a dezena de livros de autores locais publicados nos últimos anos, a terra de Simoa Gomes não difere muito de outras cidades do Brasil que se caracterizam pela "indigência cultural". Os artistas, no entanto, resistem e acreditam que o município tem um potencial grande nessa área que deve ser explorado, juntamente com a Educação e o Turismo.

Além da realização do Fórum de Cultura, Garanhuns tem neste sábado, às 18h, a abertura oficial do "Natal dos Sonhos 2004". O evento é promovido pela Câmara dos Dirigentes local, CDL, à frente o presidente da entidade, Luiz Carlos de Oliveira, prefeito eleito do município.