Garanhuns, 4 de dezembro de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO CULTURAL

Carlos Janduy


Natural Trilhas

Há cerca de seis anos, um grupo de amigos, profissionais liberais das mais diversas áreas, como: professores, mecânicos, administradores, estudantes, moto-taxistas, industriários, militares, etc, vem regularmente se encontrando aos finais de semana e feriados, com a finalidade de praticar o cicloturismo em nossa cidade, realizando acampamentos e pernoites nos arredores de Garanhuns.

Além da prática de um esporte saudável, há o louvável intuito de promover o conhecimento da cultura do nosso povo, através do contato direto, participando também de eventos e campanhas que eventualmente ocorrem em nossa cidade, como foi o caso do Passeio Ciclístico, promovido pelo Hemope de Garanhuns, no dia 21 de novembro, que obteve grande êxito. O grupo Natural Trilhas fez as inscrições e guiou alunos do Colégio Santa Joana D'Arc, entre outras pessoas que se interessaram em participar do Passeio.

Em entrevista a este colunista, o Prof. Robério Pinto, organizador e grande baluarte dessa importante iniciativa, fez os seguintes comentários: "é da alçada da sociedade orientar os jovens, principalmente aqueles que estão sem objetivos, ociosos e envolvidos nos malefícios existentes em nosso meio. À frente do grupo, procuro fazer minha parte, passando bons exemplos e conselhos que levem aos jovens à conscientização de que é possível se divertir sem drogas ou álcool.

Nas mais de 20 viagens já realizadas à região de Inhumas (reservatório de água de Garanhuns), por exemplo, o Natural Trilhas, tem se preocupado em conservar o local, que a cada ano vem sendo devastado. As autoridades e a população devem se conscientizar de que água é tudo, e Garanhuns não pode ter este 'já teve' em sua história, esse risco futuro", alerta o Prof. Robério.

O Natural Trilhas faz seus encontros aos domingos. Os interessados podem entrar em contato com o Prof. Robério Pinto, fone 9609.0842 ou o e-mail rprfilho@bol.com.br; Bruno Roberto, 3762-4037/376-0997, e Mário Bruno, 3761-6646. O Grupo está aberto a pessoas de todas as idades que queiram praticar o ciclismo.


"Suicídio e Outras Confissões"

Aconteceu no dia 21 de novembro, no SESC - Garanhuns, o lançamento do livro "Suicídio e Outras Confissões", do poeta André Silva. Na ocasião, houve um belo recital de poesias e apresentações músicais de vários estilos. O evento contou com o apoio do SESC Colônia e da Sociedade dos Poetas Vivos João Cabral de Melo Neto.


SENDI

Foi realizado de 21 a 24 de novembro, em Brasília, o SENDI - Seminário Nacional de Distribuíção de Energia Elétrica. Os engenheiros da CELPE Nádison Araújo e Valter Couto, respectivamente, Gestor de Serviço de Rede e Gestor de Atendimento a Clientes, participaram do evento. Na ocasião, Valter Couto apresentou "o modelo de atendimento: Ponto Celpe", que foi implantado na Regional Garanhuns e expandido para todo o estado.

Segundo informações de Nádison Araújo, o SENDI reúne profissionais e empresas de todo o país, para apresentação das melhores práticas nos segmentos de mercado elétrico e acontece a cada dois anos. O próximo Seminário será realizado em Belo Horizonte.


Vídeo

O jornal Mundo Jovem e o Instituto de Pastoral de Juventude de Porto Alegre produziram o vídeo "Superar a violência, construindo a paz", sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2005.

O vídeo, que tem duração de 30 minutos, é uma proposta de debate, com depoimentos e reflexões, sobre a irracionalidade da violência de nossa sociedade e como podemos construir um mundo diferente, de paz.

O material está à disposição no Mundo Jovem e custa R$ 26,00, com despesas de correio já incluídas.

Mais informações, pelo telefone 0800-515200 ou pela Internet: www.mundojovem.pucrs.br.


Vestibular

No final de novembro foram aplicadas as provas da primeira fase do vestibular das Universidades Federal (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As provas da UPE terão início amanhã (05) e vão até à terça-feira (07). A segunda fase das Federais está marcada para os dias 12 e 13 próximos.

A primeira etapa foi concluída com abstenção de 3,78%. Dos 56.732 inscritos, deixaram de fazer o exame, 2.146 candidatos.

Os vestibulandos devem guardar os cartões de inscrição usados na primeira fase, pois o mesmo documento será utilizado na próxima etapa. A Covest não emite novos cartões, a não ser em casos especiais ou que seja solicitado pelo vestibulando.


Fórum de Cultura

Aconteceu ontem à noite, na Casa Raimundo de Moraes (Câmara de Vereadores), a Cerimônia de Abertura do I Fórum de Cultura de Garanhuns. Durante todo o dia de hoje, na Escola Professor Letácio Brito Pessoa, o evento se desenvolve, tendo como palestrantes Tarciana Portella (Ministério da Cultura), Teresa Amaral (FUNDARPE) e José Manoel Sobrinho (SESC-Pernambuco).

O Fórum é uma realização da SAGA - Sociedade dos Artistas de Garanhuns.