Garanhuns, 20 de novembro de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
GERAL
 

Iridologia ocupa espaço em Garanhuns

Aos poucos a medicina alternativa vai ocupando seu espaço também no interior. Em Garanhuns, já é possível recorrer a um médico homeopata ou mesmo a iridologia, um estudo do corpo humano feito através da íris do olho. Já há alguns anos a terapeuta Gláucia Macedo vem atuando na cidade, atendendo a dezenas de clientes desiludidos com a medicina tradicional.

Fazendo questão de esclarecer que não é médica, Gláucia Macedo procura explicar a seus clientes como funciona a iridologia. Segundo ela a íris do nosso olho é como que um mapa do corpo, formado por pontinhos que revelam como está o fígadado, o estômago, o pâncreas, o intestino, os rins e o coração.

Feito o exame e depois de pelo menos meia hora de conversa com a pessoa, a profissional recomenda a mudança de alguns hábitos de vida e alimentação, receitando no final medicamentos naturais que são produzidos pelo laboratório Bela Vida, de Joinville, Santa Catarina. "As doenças são causadas pela má alimentação e pelo stress. A cura ou o reequilíbrio do organismo podem vir com a eliminação de tudo que faz mal", aconselha a iridóloga.

Gláucia atende numa sala localizada no primeiro andar do shopping center Brasil, onde também funciona a farmácia que comercializa os produtos da Bela Vida. Os medicamentos têm um preço bem salgado, mas a terapeuta garantem que funcionam. Nas suas conversas no consultório ou na comunidade - já que ela também atende grupos de pessoas em bairros da cidade - ela conta casos de homens ou mulheres que ficaram completamente curados de problemas de próstata ou miomas simplesmente tomando um dos complexos do laboratório catarinense.

Os mais receitados são o Ativida, o Clorovida, o Cal Fruit, o Vital Max e o Bio Uril, indicados para doenças na próstata, útero, coração, estômago e rins. O melhor desses complexos, feitos à base de plantas, são que podem ser tomados sem nenhum efeito colateral.