Garanhuns, 20 de novembro de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO & MÍDIA

Ronaldo César


CARLOS DO JUDÔ TEVANO

Algumas pessoas em Garanhuns têm importância fundamental na "cara" da cidade, no espírito garanhuense, e aí não tem questão política, administrativa ou de outra ordem qualquer. São pessoas que se identificam e fazem o viver em Garanhuns ter mais orgulho. Um exemplo claro é o atleta Carlos Tevano, que montou sua academia com muito esforço e hoje é um mestre de uma garotada e jovens que praticam a luta oriental como fundamento para o exercício da cidadania e, por mais que pareça pradoxal, amor ao próximo. Mas não bastasse estar com com sua academia-escola montada e formando atletas, Tevano sempre foi um representante de Garanhuns, apesar de ser nascido lajedense, em vários eventos, inclusive internacionais. Agora Tevano conquistou mais um título brasileiro em sua categoria mostrando que não apenas diz como se faz, ele continua na ativa, orgulhando seus discípulos. A exemplo da cultura, onde temos muitos desses nomes à procura de oportunidades, se o esporte garanhuense tivesse uma política voltada ao incremento como base de educação e não apenas de lazer e no exercício de formas bases para esportes em que já despontamos com qualidade reconhecida como o atletismo do professor Wilson, no futsal do Tigre, no xadrez, e no desenvolvimento de atletas para outras atividades, quem sabe poderíamos contabilizar conquistas, mais visibilidade para o município nesta área saudável e principalmente mais vontade e amor dos nossos municípes ao defenderem as cores de Garanhuns além fronteiras.


COLÉGIO SANTA JOANA

O Colégio Santa Joana D´Arc realiza neste final de semana a X Viagem ao Mundo da Ciência, que este ano tem como tema "Planeta Terra: Até Quando?". Sempre bom despertar a consciência dos jovens para a preocupante situação ecológica do planeta azul. A exemplo podemos assistir ao filme: "O Dia Depois de Amanhã", que faz um alerta com muito efeito especial e claro, muito ufanismo americano.


ENTREVISTA COLETIVA

No programa deste Sábado receberemos o prefeito Silvino Duarte, o futuro Luiz Carlos, o vice Almir Penaforte, a deputada Aurora Cristina e também alguns secretários. Será uma conversa descontraída, como talvez ainda não tenham tido em rádio, depois da campanha. O Entrevista Coletiva começa às 14h, na Estação Sat. Para o próximo sábado já estão agendados os nomes que farão a AGI - Associação Garanhuense de Imprensa.


AGI

...E por falar em AGI, a posse da nova diretoria da Associação da Imprensa local será no salão de eventos do Sesc, na próxima quinta-feira, dia 25, às 20h. Teremos uma apresentação do Grupo de Canto do Serviço Social do Comércio e logo após algumas palavras sobre a entidade. O editor deste jornal, Roberto Almeida, estará presidindo a AGI e dividindo a responsabilidade com vários profissionais da informação, que trabalham aqui na cidade. A sociedade garanhuense está sendo convidada para o coquetel neste evento aberto ao público.


VERÃO DAS ÁGUAS

Um verão antecipado está fazendo a festa nos parques aquáticos da região. Num calor deste é sempre convidativo um banho de piscina e muita festa, principalmente para a gurizada. O maior desses parques aquáticos, o Sundown Park, de Saloá, está recebendo sempre um bom número de garanhuenses. As piscinas dos clubes de Garanhuns também fervilham ao sol da primavera. Uma estação símbolo de nossa cidade.


BRASÍLIA

Quem estiver pensando em viajar para Brasília é bom antecipar a compra de passagens pois talvez não encontre mais vagas. Muitos prefeitos da região estão viajando à capital brasileira, alguns ainda à procura de verbas. A maioria para apresentar seus sucessores nos corredores do poder federal, ou ainda com o objetivo de reforçar vínculos que possam facilitar uma futura administração.


SEMÁFOROS

O asfalto em ruas da cidade aumentou a velocidade dos veículos em alguns cruzamentos onde a travessia já era preocupante passou a ser periclitante. O exemplo maior é na passagem entre a Avenida Rui Barbosa e a Liberdade. Praticamente única entrada para o bairro, principalmente para pedestres. Os veículos, inclusive caminhões, não respeitam limites de velocidade e os moradores vivem na possibilidade iminente de acidentes. Outros locais de Garanhuns precisam ser observados pelas autoridades.


PRAÇA MONSENHOR ADELMAR

Falta apenas o busto do Monsenhor Adelmar na praça que leva o seu nome, em frente ao Colégio Diocesano de Garanhuns. A praça deverá ser inaugurada no próximo dia 30, com mobilização da sociedade, que respira os ensinamentos do 'Gigante da Praça da Bandeira". A revitalização do local faz jus ao nome do padre.


ELEIÇÃO NA CÂMARA

Logo depois da eleição, muitos veredores eleitos se anteciparam em declarações e na discussão sobre a futura Mesa Diretora da Casa Raimundo de Morais. Mas o clima esfriou e o que era público se transformou em conversas particulares. De certo, teremos muitos candidatos no dia, uma indicação pode surgir do Palácio Celso Galvão mas não insistentemente, deixando a base aliada à vontade. Principalmente porque qualquer candidatura exposta para se tornar vencedora terá de contar com pelo menos um voto do lado contrário. Até mesmo a suposta terceira via vai ter que negociar muito para, quem sabe, ter o representante do PT ou um nome do PV na ponta.


CARLOS MOURA

O cantor alagoano, que marcou época no começo dos anos 80, com sucessos que tocavam nas rádios e principalmente nos barzinhos, esteve se apresentando na Churrascaria e Chopperia Terraço, aliás um dos palcos abertos para músicos de Garanhuns e região. Carlos Moura demonstrou uma grande vontade de voltar para o Festival de Inverno e, diante do sucesso, quem sabe volte antes...