Garanhuns, 20 de novembro de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO CULTURAL

Carlos Janduy


Diocesano realiza um sonho antigo

Com o apoio da Diocese de Garanhuns, professores, alunos, ex-alunos e amigos, a direção do Colégio Diocesano de Garanhuns deu inicio a construção da sua quadra coberta. O Ginásio Poliesportivo está sendo construído na parte posterior do Colégio e terá uma área de 1.260 m2, aproveitando a infra-estrutura já existente, inclusive um lance de arquibancadas para 1000 pessoas. Na sua primeira fase, serão feitos apenas a cobertura e o piso.

O Projeto inicial, orçado em quase R$ 150.000,00, absorvido pelo diretor do Colégio, Prof. Albérico Fernandes, e autorizado e incentivado por Dom Irineu Roque Scherer, Bispo Diocesano, irá viabilizar meios para a sua execução. Para isso, uma comissão de construção e administração do Projeto foi criada e já está em plena atividade, buscando recursos para terminar a obra. Ex-alunos e amigos, visitados pela equipe, têm dado significativa contribuição, para que o Diocesano, que deu tanto para Garanhuns, receba um presente especial nos seus 90 anos.

Você que é ex-aluno e amigo do Diocesano, participe; conheça o Projeto, na Secretaria do Colégio e dê sua colaboração. A comissão está de plantão permanente pelo telefone (0**87) 3761.1505. O Diocesano conta com você!


Ziggurat

O site www.ziggurat.com.br, idealizado por um grupo de alunos do Diocesano e que hoje conta com a orientação de Cláudio César, professor de Informática do Colégio, tem desenvolvido um belo trabalho, desde a sua criação. Além de levar informações à população em geral, o site procura abranger temas ligados à sociedade, principalmente no que se diz respeito aos jovens.

A Direção do Colégio e o corpo docente têm dado total apoio à iniciativa desses jovens estudantes que têm a preocupação e a disposição de dedicar uma parte do seu tempo a um projeto tão importante como este.

Parabéns à toda equipe do Ziggurat, pelo sucesso que tem alcançado em menos de um ano de existência.


"Olga"

Que falta faz um cinema em Garanhuns, não é mesmo? Quem gosta de bons filmes, o jeito é esperar que cheguem às locadoras ou ter a oportunidade de assisti-los em Caruaru, Recife, Maceió, etc.

(Quem seria tão corajoso a ponto de instalar um cinema numa cidade que já teve quatro grandes cinemas?)

Por mais cômodo e tranqüilo que se possa assistir a um filme em casa, a magia nunca será a mesma das grandes salas de projeções cinematográficas, não é verdade? Agora mesmo, quantos não gostariam de ver "Olga"? Um filme que, indubitavelmente, está na galeria dessa maravilhosa fase que vive o cinema nacional. Baseado no livro de Fernando Morais, o longa-metragem conta a história de dois revolucionários, militantes comunistas, Olga e seu esposo Luís Carlos Prestes; recorda as brutalidades repressivas cometidas contra os comunistas e outras minorias.

Emir Sader recomenda ver "Olga", mais além do que os jornais digam, mais além dos incomodados. Que os jovens saibam e que os adultos se recordem, que todos vejam e julguem, com os seus olhos, os seus sentimentos, sua razão e os seus valores.


Audejan

O cantor e compositor Audejan participou do Circuito Rosa dos Ventos, promovido pelo SESC-PE, apresentando o concerto "Das coisas da Terra", acompanhado pelo Sertão Caatingoso e os músicos Aldecy Souza e Marcos Cabral, nas cidades de Recife, Buíque, Surubim, Garanhuns, Caruaru e Petrolina.

Conseguir entrar num projeto como este não é nada fácil, mas graças ao reconhecimento de José Manoel, Gestor do SESC-PE em cultura, Audejan pôde ter seu sério e belo trabalho apreciado nessas cidades onde se apresentou.

Após lançar o seu primeiro CD (por sinal um excelente disco), em janeiro deste ano, Audejan já está preparando o seu segundo, para ser lançado no início do próximo ano. Segundo informações de Ariana Pinheiro, esposa e coordenadora dos projetos do músico, esse novo trabalho fonográfico trará surpresas, mas nada que se distancie das raízes que o artista costuma defender com muita propriedade.

Audejan agora está articulando apresentações para todo o Brasil e também para o exterior.

Siga em frente, Cavaleiro, o mundo precisa conhecer e reconhecer o grande artista que você é.


Boas Novas

Aconteceu no último dia 10, no Auditório do SENAC, em Recife, a Oficina Preparatória de Pernambuco, para o Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares, que será realizado no período de 8 a 11 de dezembro de 2004, em Brasília. O Seminário é uma iniciativa do Ministério da Cultura, através da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural.

Onze Oficinas Preparatórias ao Seminário foram propostas para este mês de novembro, em diversos estados brasileiros. De Garanhuns, a convite de Teresa Amaral, da Coordenadoria Técnica da FUNDARPE, participaram do evento, o músico Paulo Ferreira, a atriz Lílian Ferreira e a Profª Dorvalina Marciel, representando a SAGA - Sociedade dos Artistas de Garanhuns. Zé Carlos, da Comunidade do Castainho, e Gonzaga de Garanhuns, também foram convidados, mas não puderam comparecer à Oficina. Na ocasião, foram elaboradas 10 propostas, para serem apresentadas em Brasília. Trinta representantes comporão a delegação do nosso estado. O Seminário Nacional será aberto pelo Ministro da Cultura, Gilberto Gil, e prevê a discussão de temas como o universo da cultura popular no Brasil; o desenvolvimento de políticas públicas para as culturas populares; os diferentes circuitos de difusão e consumo das múltiplas expressões das culturas populares; a incorporação da diversidade cultural aos processos educacionais da sociedade brasileira e a atuação do Estado brasileiro no campo das Culturas Populares.

Paulo Ferreira será o representante de Garanhuns na comitiva pernambucana que participará desse acontecimento de grande importância.


SAGA

As reuniões da SAGA - Sociedade dos Artistas de Garanhuns, estão sendo realizadas duas vezes por mês, na Academia de Letras de Garanhuns. A próxima está marcada para o dia 26 deste e o ponto principal a ser tratado, será o I Fórum de Debate sobre Política Cultural de Garanhuns, previsto para acontecer ainda este ano.


Lançamento

Amanhã (21), a partir das 16 horas, na Escola João Assis Moreno, da cidade de São João, a poeta Adriana Reges estará lançando o seu primeiro livro, intitulado Manhã de Setembro. A obra foi confeccionada na Gráfica Primeira Mão e contou com a diagramação e a arte-final do designer Cláudio César, a revisão dos Professores Paulo Gervais e Sandra Albino e o apoio cultural da Prefeitura de São João, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos e do Colégio Diocesano de Garanhuns.

Ano passado, Adriana recebeu Menção Honrosa da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias, ao ter se destacado com um dos seus poemas. Também foi destaque no XII Concurso Internacional de Primavera, promovido por uma Editora de São Paulo, tendo sido convidada para participar com dois poemas, de um livro lançado pela realizadora do concurso.


Show

No próximo dia 27, na Rua Orlando Wanderley, centro de Garanhuns, a partir das 13 horas, será realizado um grande show com Camaleão Quântico, Orlito Band Portal do Som e a estreante Pernamuamba, de Garanhuns, e a banda Denial, de Recife. O evento é uma promoção do Boião's Bar, que estará comemorando seus 15 anos de existência.