Garanhuns, 20 de novembro de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CIDADE
 

Espiritismo se expande em Garanhuns

Núbia Kênia


"Deus lhes impõe a encarnação com o objetivo de fazê-lo chegar à perfeição. Para alguns uma expiação, para outros é uma missão". Esse trecho do Livro dos Espíritos reflete um dos pontos mais místico da doutrina espírita, que apesar dos preconceitos de boa parte das religiões vem vencendo as barreiras da intolerância, e a cada dia atrai um número maior de adeptos e simpatizantes em todo mundo. Fortalecidos pelos ensinamentos deixados por Jesus, e através da prática da caridade e o amor ao próximo, os espíritas mudam paulatinamente o universo social-humanístico da cidade de Garanhuns, que hoje já conta com oito casas espíritas espalhadas por diversos pontos da cidade.

Segundo a coordenadora da Federação Espírita no Agreste Centro Meridional e presidente do Centro Espírita Deus Amor e Caridade, a promotora Marinalva de Almeida, o crescimento do movimento espírita em Garanhuns se deu porque as pessoas passaram a se interessar mais pela doutrina, inicialmente pela questão assistencial, porque o Espiritismo tem como um dos seus princípios básicos: "Fora da caridade não há salvação". Colocamos o trabalho espiritual, de aliviar o sofrimento dos nossos semelhantes, como prioritário na nossa instituição. Entendo que a doutrina funciona como um freio, sobretudo no aspecto moral. Segundo Allan Kardec, que é o codificador do Espiritismo, o objetivo da doutrina é a regeneração moral da humanidade. O Espiritismo é todo baseado no Cristianismo, na mensagem de Jesus. Os problemas maiores para o homem são os vícios morais, e a doutrina explica que temos que combater esses vícios, que são: o orgulho, egoísmo, inveja, ambição e toda forma de maldade. Esses são os verdadeiros inimigos da humanidade", ressalta.

À frente da Sociedade Espírita Allan Kardec, a mais antiga da cidade, o juiz aposentado, Aurélio Muniz Freire, atribui o avanço da doutrina na cidade pelos serviços que vem sendo prestados a coletividade, no sentido cultural, de beneficência, de caridade, e sobretudo pelos eventos realizados, como a Semana Espírita e o Fórum Espírita. "O Espiritismo é uma escola. Ele nos acompanha em cada passo, em cada instante de nossa vida. A cada dia que você vive o Espiritismo lhe credencia a tantas lições e ensinamentos, que consciente ou inconscientemente está na sua vida, está naquilo que você é. A doutrina nos ajuda, nos auxilia, a entendermos a vida, o que nós somos, na integridade", explica o Dr. Aurélio.

Maria Genil, Gerente Centro de Turismo do Sesc Garanhuns, espírita há 26 anos, diz que os trabalhos desenvolvidos pelos oitos centros existentes, além da convivência e divulgação da doutrina pelas pessoas que freqüentam, são os fatores que estão fazendo com que aumente o número de adeptos nas casas espíritas da cidade. Além disso, Genil aponta outro fator positivo para a expansão da doutrina, que é o fato do Espiritismo nos ajudar a entender determinadas coisas, que na vida, em outras religiões não encontraríamos respostas, como a questão de nascer pobre ou rico, preto ou branco. "O espiritismo mudou minha vida na questão maior. Foi a grande luz para despertar a minha responsabilidade com meus companheiros. Antes acreditava que a vida era só ter bens materiais. A doutrina me mostrou que estou aqui para construir a felicidade das pessoas que me rodeiam," afirma.

Para Giovani da Silva Monteiro, Técnico Judiciário e presidente da Seara Espírita Caridade, o Espiritismo tem se consolidado não só em Garanhuns, mas também em outras cidades circunvizinhas, como Angelim, Canhotinho, Lajedo, Correntes e São Bento do Una. Isto devido à credibilidade que a doutrina tem alcançado, conquistando a confiança de muitas pessoas, além do trabalho bem fundamentado realizado nas casas espíritas, dentro dos princípios da doutrina."O que é melhor nesse crescimento é que ele tem suas raízes aqui em Garanhuns, pois temos como objetivo, também, a divulgação da doutrina na região. Através dos movimentos realizados durante o ano, como o Fórum e a Semana Espírita, estamos demolindo os preconceitos, aos poucos conseguindo esclarecer e oportunizar o conhecimento da doutrina. Jesus disse: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".

SOCIAL - Uma das molas-mestre das casas espíritas, ou centro espírita como são popularmente conhecidos, são os trabalhos de auxilio a comunidade, que se estendem quase todos os dias da semana, seja com a distribuição de sopa, cestas básicas, leite, cobertores e roupas a pessoas carentes, e enxovais para recém-nascidos, como também pela evangelização e estudo contínuo sobre a doutrina. De acordo com Dr. Aurélio Muniz, da Sociedade Espírita Allan Kardec, o trabalho só não é mais abrangente porque a instituição é pobre, e depende da caridade das doações para que seja realizado esse tipo de trabalho em prol das pessoas mais necessitadas.

Já o Centro Espírita Deus, Amor e Caridade, que tem a frente à Promotora Marinalva, além de desenvolver um trabalho social, é declarado de utilidade pública a nível estadual e municipal. "Realizamos o trabalho social, não só no Natal, no Dia das Mães, mas durante o ano inteiro, com reuniões semanais de assistência pessoas carentes, onde são atendidas mais de 300 pessoas, entre crianças e adultos, que recebem a mensagem doutrinária, baseada na vida moral de Jesus, e também recebem a parte material através da doação de sopa e gêneros alimentícios, roupas, entre outros. O centro também faz um trabalho de auxilio a gestantes carentes, e dispõe de um médico amigo, aos sábados, que atende as pessoas que tem dificuldade de ter uma assistência médica. "Tudo que podemos fazer para amenizar o sofrimentos das pessoas, nós fazemos. Não adianta só o estudo, temos que ajudar os mais necessitados ", destaca Dra Marinalva.

Aos domingos, a partir das 8:30 horas, o Centro Deus, Amor e Caridade faz o programa "Cristo Consolador", na Rádio Jornal do Comércio de Garanhuns. Além do Allan Kardec e Deus , Amor e Caridade, todos os centros espíritas da cidade tem um trabalho na área assistencial. Confira abaixo a relação de Centro Espírita de Garanhuns:

*Sociedade Espírita Allan Kardec- Rua Joaquim Távora, 191, São José.
*Sociedade Garanhuense de Estudos Espíritas- Casa Bezerra de Menezes
*Seara Espírita Chico Xavier- Rua Sebastião Pacheco, Indiano.
*Seara Espírita Novo Lar- Brasília
*Centro Espírita Deus, Amor e Caridade- Rua Amaury de Medeiros, 38, São José
*Centro Espírita Paulo de Tasso- Rua Desembargador João Paes, 233, Aluisio Pinto
*Seara Espírita Caridade- Rua Antônio Penante, 470, Centro
*Centro de Estudo e Difusão Espírita Joanna de Ângelis- Rua Pres. Castelo Branco, 115, Heliopólis