Garanhuns, 6 de novembro de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
POLÍTICA
 

Ivo Amaral faz fé na administração de Luiz Carlos

O ex-prefeito Ivo Amaral revela-se, cada vez mais, um político nato, jamais admitindo que em breve possa deixar a política. Pelo contrário: o ex-deputado estadual assegura, em entrevista concedida ao jornalista Marcílio Luna, no Recife, que a vitória de Luiz Carlos Oliveira representou também a vitória de seu grupo político e que faz muita fé, com esperança mesmo, de dias melhores para Garanhuns. Na conversa informal com Marcílio Luna, Ivo Amaral fala dos problemas do município, da eleição da bancada ruralista, da eleição de Luiz Carlos, da administração de Silvino Duarte e do futuro econômico, social e política de Garanhuns.

Vejamos a entrevista com Ivo Amaral.

Marcílio Luna - Garanhuns perdeu ou ganhou com a vitória de Luiz Carlos?

Ivo Amaral - Como sempre o eleitorado livre, esclarecido e independente de nosso município escolheu o melhor para administrar os próximos quatro anos. Trata-se de um cidadão correto, conhecedor dos nossos problemas e portanto apto a governar governar Garanhuns.


Marcílio - Silvino Duarte fez boa administração ou Luiz Carlos vai encontrar muitos problemas?

Ivo - Todos os prefeitos que passaram por Garanhuns trabalharam pelo nosso município. Uns mais outros menos, dependendo dos apoios dos Governos Estadual e Federal da época. Assim sendo desde a redemocratização, após a ditadura de Getúlio Vargas, os prefeitos Luiz Guerra, Celso Galvão, Francisco Figueira, Aloísio Pinto, Amílcar Valença, Luiz Dourado, José Inácio, Bartolomeu Quidute e Silvino Duarte deram uma grande contribuição para o desenvolvimento e progresso de Garanhuns, aos quais me incluo modestamente. Problemas todos receberam e todos deixaram. Por mais que façamos nunca atenderemos completamente os reclamos da população.


Marcílio - A Câmara mudou. Quem entrou e quem deveria ser eleito?

Ivo - O eleitor, como disse acima, é livre, independente e esclarecido, portanto escolheu aqueles que cada um acha melhor para legislar e tentar, juntamente com o executivo, resolver os problemas do município.


Marcílio - E a bancada ruralista vai funcionar?

Ivo - Não acho que elegemos uma bancada ruralista. Elegemos sim uma Câmara que representa todo o município de Garanhuns, com representantes dos distritos de São Pedro, Miracica, Iratama e do primeiro distrito. Quando fui eleito vereador, em 1963, tinha-mos mais vereadores da zona rural do que da sede, eu mesmo era considerado ruralista face as expressivas votações obtidas nos distritos de Iratama e Paranatama e também por ser funcionário da Secretaria da Agricultura do estado e viver em contato com os agricultores do município e da região. Portanto a Câmara Municipal vai funcionar e muito bem.


Marcílio - Garanhuns tem futuro em termos políticos, sociais e econômicos? Ou a crise vai continuar?

Ivo - Garanhuns teve passado, tem presente e terá futuro sim. Crise sempre tivemos e atravessamos todas, aliás as crises são somente nossas. Estamos crescendo e vamos crescer mais ainda em todo os setores no comércio, indústria, agropecuária e no turismo. Vamos revigorar a agricultura voltando a plantar mamona, girassol, café e sorgo, o comércio já é de bom tamanho o turismo é uma realidade com a expanção da rede hoteleira e o Festival de Inverno hoje considerado um dos melhores do Brasil sem esquecer o carnaval fora de época (Garanheta). Temos clima, águas minerais e toda infra-estrutura necessária, sem esquecer o povo hospitaleiro.


Marcílio - A cidade perdeu mesmo o seu principal pólo turístico, o hotel Monte Sinai?

Ivo - Quando prefeito e deputado, representando este município e esta região, lutei muito para tornar o Monte Sinai um hotel escola, infelizmente não consegui êxito. Perdemos o Monte Sinai, porém ganhamos o relógio de flores, santuário da mãe rainha e a entrada leste da cidade, além do centro cultural entre outros pontos turísticos.


Marcílio - Qual o seu futuro político, seu projeto pessoal para 2005/2006?

Ivo - Meu caro amigo Marcílio Luna, acho que já dei minha contribuição política para o meu município, minha região e meu estado. Vereador, vice-prefeito, prefeito duas vezes e também deputado estadual duas vezes, disputei dez eleições sendo vitorioso em sete. Portanto foram 30 anos de mandatos eletivos graças à generosidade do povo de Garanhuns e do Agreste Meridional. Confesso que não tenho, no momento, nenhum projeto político para o futuro, contudo sempre termino minhas entrevistas dizendo que o futuro a Deus pertence!