Garanhuns, 23 de outubro de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
ESPECIAL
 

Governo atua em assentamentos

A elaboração de um plano estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural e a instalação de um comitê gestor para definição de propostas de trabalho foram as principais decisões tomadas durante reunião do secretário de Produção Rural e Reforma Agrária, Gabriel Maciel, com representantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Pernambuco (Fetape). O comitê também deverá coordenar a instalação de um futuro Galpão de Apoio ao Pequeno Produtor Rural, na Ceasa, que vai beneficiar agricultores familiares.

Com relação à assistência técnica, serão definidas propostas de trabalho para captação de crédito rural junto às instituições bancárias, de acordo com o Plano Safra 2004/2005. Aproveitando a oportunidade, o secretário informou sobre a Lei Ambiental, que já foi enviada para apreciação da Assembléia Legislativa, detalhando que "Pernambuco foi subdividido por regiões de desenvolvimento tendo o propósito de oferecer isenção de taxas beneficiando os agricultores familiares, que tinham de pagar até R$ 900,00 numa terra acima de cinco hectares".

Por outro lado, foi feito um breve relato sobre o convênio Secretaria de Produção Rural com o Incra para a infra-estrutura de assentamentos da Zona da Mata Sul. Já estão em andamento construções de passagens molhadas, escolas, casas e, provavelmente no próximo mês, começa a construção de estradas e instalação da eletrificação rural. Com relação ao programa de crédito rural, ficou acertada a realização de novos encontros entre representantes do Governo do Estado e da sociedade civil para traçar metas no sentido de agilizar a liberação dos recursos. Além disso, acontecerá uma reunião entre o Funtepe e a Fetape para apresentação do sistema de avaliação de terras utilizado em Pernambuco.