Garanhuns, 23 de outubro de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
ESPECIAL
 

DER vai implantar balanças em rodovias

O Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) lançará, até o final de outubro, edital de licitação para implantar duas balanças fixas ao longo da BR-232, adquirir três balanças móveis e construir 18 plataformas de pesagem. A fiscalização do transporte de cargas, por meio de pesagem, deve começar já no início de 2005.

De acordo com o secretário estadual de Infra-Estrutura, Fernando Dueire, o objetivo é garantir a vida útil das estradas pernambucanas, numa ação conjunta do DER com a Secretaria da Fazenda. "As primeiras balanças a serem instaladas serão as da BR-232 - cuja gestão foi delegada ao Estado pelo Governo Federal", ressaltou. Já as três balanças móveis serão utilizadas alternadamente nas 18 plataformas - numa espécie de fiscalização itinerante - a serem implantadas nas rodovias que cortam as regiões das Matas Sul e Norte, além do Sertão do Araripe.

"O excesso de peso é o inimigo número um do pavimento, sendo causa direta do desgaste no asfalto", explicou o diretor-presidente do DER, Luciano Danzi. Hoje, para reprimir o transporte com excesso de carga, o Estado faz fiscalizações esporádicas junto com a Secretaria da Fazenda. "Com essa iniciativa, o DER retoma uma ação desenvolvida até o final da década de 90, quando o órgão mantinha quatro balanças nas estradas estaduais", finalizou Danzi.