Garanhuns, 23 de outubro de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

COLUNA DE ULISSES

Ulisses Pinto


MALUF - O ex-governador e ex-prefeito da capital paulista, disse sobre seu indiciamento de vários crimes contra o dinheiro público, pela Polícia Federal: Dou graças a Deus por ter sido indiciado. Agora que há um inquérito, eu poderei ver as peças de acusação contra mim e poderei me defender". Veja só o cinismo deste político derrotado como candidato ao cargo de prefeito de São Paulo (3º lugar). Ele resolveu dar apoio ao nome de Marta Suplicy (PT) que vai disputar com Serra (PSDB), o qual obteve o 1º.

No momento, José Serra está nas pesquisas em primeiro lugar. É um páreo difícil. Para Lula, a vitória de Marta, é um grande paso em favor de sua reeleição em busca da vitória de 2006.


JABOATÃO - Em todas as pesquisas, Newton Carneiro (PSDC), apoiado por onze partidos, inclusive o PT, vai vencendo para a batalha do 2º turno em Jaboatão dos Guararapes. Jarbas, o governador, está com a candidatura de Geraldo Melo (PMDB), o qual saiu no 2º lugar no 1º turno. Os dois lados, salvo engano, não desejam o apoio do atual prefeito Fernando Rodovalho. Acho que o vitorioso será Newton, que quando prefeito foi cassado pela Câmara (antes, porém renunciou o cargo). O provável vitorioso é um "cara" honesto. Agora seus auxiliares importantes aproveitaram a valer, segundo a imprensa da época.


TRIBUNAL - O Tribunal de Contas do Estado, segundo a imprensa recifense, vai realizar na segunda quinzena de janeiro vindouro um "seminário voltado para os prefeitos eleitos do Estado", dois dias para os executivos com seus novos secretários de finanças. No último dia, o conclave é para os presidentes das câmaras municipais, eleito a 1º de janeiro.

Assuntos: Orçamento, previdência social, responsabilidade fiscal, contratação temporária de servidores, lei de responsabilidade fiscal e outros assuntos de interesse do municipalismo.


FAVORITISMO - Em Caruaru, João Lira, era o favorito, mas terminou vencendo Tony Gel, com o apoio do governador Jarbas Vasconcelos.

A Marta Suplicy, não acredita muito em pesquisas. Eis suas palavras, há dias: "Luiza Erundina, que estava em quarto lugar, acabou vencendo (num pleito passado), concluiu". A Marta: "É só quando as urnas forem abertas que vamos ver quem ganha".

Por outro lado, em todas as pesquisas, João Paulo, prefeito eleito do Recife, saía vencedor e deu no que deu... Ganhou logo no primeiro turno.


CONTAS MUNICIPAIS - O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Porto, filho de Canhotinho, disse sobre a prestação de contas "com ressalvas " o seguinte: "O TCE aprova a prestação de contas "com ressalvas" quando são encontrados erros de pequena monta ou descumprimento formal da legislação, sem que cause dano ao erário". Caso de muitas prefeituras deste estado.


SESC LOCAL - O SESC de Garanhuns, dirigido por Graça Carneiro, fez nas diversas áreas muitos momentos de prazer para a classe comerciária noa dia 18 de outubro.

E por falar nessa organização, o grande presidente dr. Josias albuquerque só está esperando a entrega do Almoxarifado da Prefeitura para começar o serviço do Centro Cultural que se chamará "Monsenhor Adelmar Valença", cuja inauguração está prevista para o ano vindouro.