Garanhuns, 9 de outubro de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura / Diversão
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
SOCIEDADE
 

KITTY TOTAL

Kitty Lopes


VEREADOR

É do PSDB o mais jovem vereador do Brasil. Ele tem apenas 17 anos e foi eleito no município de Emas, na Paraíba. Orlando Dantas obteve 167 votos e só vai poder assumir o mandato porque completa 18 anos dia 23 de dezembro, portanto no dia da posse já terá a idade exigida pelo TSE.


DIA DAS CRIANÇAS

Uma das datas que promete movimento para o comércio é o Dia das Crianças. Além dos tradicionais presentes que os pais costumam dar aos filhotes, as viagens também estão em alta principalmente quem optar pelo litoral para aproveitar o prolongado feriado (na segunda-feira, a maioria vai imprensar). Para quem for ao Recife neste período, uma ótima opção é a exposição de Mauricio de Souza, no Instituto Ricardo Brennand. Histórias em Quadrões. O criador da Mônica retrata com muito humor as mais famosas obras de artes do mundo em desenho, onde personagem como a Monalisa, de Leonardo Da Vinci, aparece transformada na Mônica. A criançada e mesmo os adultos vão ficar encantados. Vale a pena. A exposição abre de terça a domingo, das 13 às 17 horas, (exceto às quartas que abre às 9h). A entrada é franca.


12 ANOS

Ivo Amaral Neto, filho de Claudia e Efrem Caloete, e neto do ex-prefeito Ivo Amaral e da sua elegante Edjenalva completou doze anos semana passada e ganhou linda festa. Foi abraçar Ivo Neto toda a família e muitos coleguinhas.


ELEVADOR

O Banco do Brasil agência Garanhuns vai facilitar a vida dos deficientes físicos e das pessoas idosas. Está sendo instalado um elevador especial para acesso ao piso superior da agência. A obra deve ficar pronta em 40 dias, segundo o gerente Antônio Fernando.


FESTIVAL CULTURAL

Começa dia 28 e vai até 31 de outubro o 2º Festival Cultural de Palmerina, a festa promete ser ainda maior que a primeira que já foi um imenso sucesso. O FCP tem realização e organização da Visão Artes e Produções de Eudson Catão. Durante os quatro dias além da ampla programação artística (conforme grade abaixo) teremos oficinas culturais, parques de diversões e mais e mais.

28/10
Limão com Mel
Ed Carlos
Cumadre Fulozinha
Selma do Coco

29/10
Cavaleiros do Forró
Ronaldo Aboiador
Véio Mangaba e suas Pastoras
Santana

30/10
Reginaldo Rossi
Siba e a Fuloresta
Ivanildo Vila Nova
Mar Azul

31/10
Sirano e Sirino
Ladja Betania
Maracatu do Baque Virado Leão Coroado
Silvério Pessoa.


BREJÃO

O prefeito Sandoval Cadengue, do município de Brejão, confirma nas urnas sua liderança, ele elegeu o soldado Joseraldo como seu sucessor derrotando o rico coronel Barros. Apesar de nos últimos dias de campanha o candidato do PFL ter conseguido mandar a Polícia Federal à cidade nada impediu que o candidato do prefeito fosse eleito com uma esmagadora diferença. Aqui vou repetir o comentário do grande jornalista Magno Martins "é a primeira vez que um coronel vai bater continência para um soldado".


HOMENAGEM

O restaurante Spettus, no Recife, ficou pequeno na última quarta-feira, dia 06, quando o presidente da Fecomércio foi o homenageado pelo Caxangá Ágape, que tem o dinâmico Braga Sá como presidente. Muitos nomes de prestigio no mundo empresarial, jornalístico, político e social foram abraçar o professor Josias Albuquerque.


PREFEITO 15

O empresário Luiz Carlos, eleito prefeito de Garanhuns na eleição de domingo, é um homem de bem e que ao disponibilizar o seu nome para trabalhar por Garanhuns sentiu na pele os amargos de uma campanha política. Conheço seu Luiz desde muito pequena, pois ele é amigo da minha família e cliente da minha mãe no cartório de Brejão, onde ele tem propriedade. Não lembro de uma única vez em que o nome desde homem tenha figurado em episódios que viesse a abonar sua reputação, pelo contrário, sempre ouvi elogios ao homem sério, bom chefe de família, equilibrado empresário e farmacêutico dos bons, sendo sempre muito caridoso com os mais humildes. A campanha passou, agora é esperar o trabalho que Luiz Carlos ao lado de Almir Penaforte, com a colaboração da Câmara de Vereadores farão pelo povo de Garanhuns. Que Deus os ilumine!


ABSURDO

O maior absurdo nessa eleição aconteceu no município de Carpina: o candidato a vereador Neco da Kombi obteve 1.710 votos, sendo o mais votado da cidade, mas não vai assumir o mandato. O que vai impedir é que seu partido não atingiu o tal do quociente eleitoral. Está pensando que é brincadeira? Não é não. É preciso que se faça com urgência a reforma política.


LIMPEZA

As ruas e belas avenidas de Garanhuns que são sempre muito limpas e orgulho de nosso povo ficaram na maior sujeira domingo passado durante a votação. Eram toneladas de papéis no chão. Nas imediações das sessões eleitorais era ainda maior a quantidade de santinhos e colas dos candidatos. Antes mesmo que o pleito fosse encerrado a Locar já estava nas ruas fazendo a varrição e recolheu, até a manhã de segunda-feira, várias toneladas de lixo.


VERDES

Quero parabenizar o PV de Garanhuns pelos mais de oito mil votos que o grupo conseguiu na eleição. Durante toda campanha não fiz comentário algum, pois desde o ano passado a liderança do partido está nas mãos do meu irmão Adolfo Lopes e podia ficar muito familiar. Eles, com união e força de vontade, conseguiram se firmar e elegeram dois vereadores. O PV mostrou onde precisava mostrar (nas urnas) que estava fazendo um trabalho organizado e digno de respeito, e melhor, ajudou na eleição de Luiz Carlos de Oliveira. Depois desta eleição com certeza as lideranças políticas do estado e a imprensa (principalmente a local) vão olhar diferente para os verdes de Garanhuns. Parabéns aos 14 candidatos e especialmente a Silvio e Natalício pelos muitos votos.


GRACIETE

Só na manhã de quinta-feira tomei conhecimento do falecimento de Graciente Branco, esta figura que foi escola para muitos profissionais de Garanhuns. Ela, ao logo de sua vida, muito ajudou a vida social de nossa cidade. Ela foi responsável por muitas festas glamourosas. Graciente Gueiros Branco faleceu sexta-feira, dia 01 de outubro, aos 96 anos. O ex-prefeito Ivo Amaral fez um discurso que emocionou toda família. O médico Joaquim Branco veio prestar sua última homenagem a tia tão querida.


CURTAS

O ex-prefeito Ivo Amaral e sua esposa Edjenalva acompanharam o resultado da eleição na sua FM Sete Colinas.

Era lindo de ver o orgulho e felicidade dos filhos de Aurora Cristina quando ela confirmou sua entrada na Assembléia Legislativa.

O PT elegeu o primeiro vereador na historia de Garanhuns. Marçal Marca consegiu 847 votos e vai assumir uma cadeira na Casa Raimundo de Moraes.

Os campeões de votos, Zé de Vilaço e Sivaldo Albino, não param de comemorar. Sempre uma grande força na Câmara para Luiz Carlos e Almir Penaforte.

Garanhuns perdeu a oportunidade de eleger Girlane Santana para uma cadeira na Câmara. Conheço a força, garra e determinação desta competente profissional de Educação. Talvez seu problema de saúde na reta final da campanha tem atrapalhado.

O senador Sergio Guerra que tem o prefeito Silvino Duarte como seu alinhado político veio a Garanhuns algumas vezes para ajudar na campanha que elegeu Luiz Carlos prefeito. Ele ficou impressionado com a quantidade de veículos que tinha na carreata do dia 2.