Garanhuns, 25 de setembro de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Diversão
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
ESPECIAL
 

Governo investirá em pesquisas para apoiar agricultura familiar

O secretário de Produção Rural e Reforma Agrária, Gabriel Maciel, discutiu com o diretor e o secretário executivo do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária, Carlos Castro e Sérgio Carbonel, ações desenvolvidas pela Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA) financiadas com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O encontro teve como objetivo a implantação de sistemas estaduais de pesquisa agropecuária voltados ao atendimento das demandas do agronegócio, principalmente da agricultura familiar. Também foi discutida a elaboração de um relatório, a ser entregue ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, tendo em vista a liberação de verbas para novos projetos na área de pesquisa para Pernambuco.

De acordo com Gabriel Maciel, "a Secretaria de Produção Rural e Reforma Agrária e o IPA estão à disposição do Consepa para, junto com as entidades locais, fortalecermos as atividades de extensão rural e pesquisa que beneficiem o homem do campo, sobretudo o pequeno produtor".

Castro disse que o Governo Federal já tem disponível, no Ministério da Ciência e Tecnologia recursos da ordem de R$ 5 milhões, para investimento exclusivamente na agricultura familiar. "Desse montante, R$ 2 milhões são para a região Nordeste. Em breve será lançado edital com as normas técnicas para aprovação de projetos solicitados por instituições de pesquisa estaduais, sempre de acordo com as demandas dos agricultores familiares", adiantou o representante do Governo Federal.