Garanhuns, 25 de setembro de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Diversão
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO POLÍTICO

Roberto Almeida


O DESEMPENHO DO PT

Pelo que mostram as pesquisas o PT deve ter um bom desempenho na eleição deste ano em todo o país. Nas capitais, tem boas chances de manter as prefeituras de cidades importantes como São Paulo, onde Marta deve ir ao segundo turno com Serra. E lidera também em Belo Horizonte, Recife e Aracaju. No interior o partido deve expandir-se significativamente, vencendo em muitos municípios de pequeno e médio porte. Aqui em Pernambuco uma vitória importante está para acontecer em Caruaru, com João Lyra.

Caso o PT consiga derrotar José Serra em São Paulo e consolidar-se em outros centros, estará aberto o caminho para a reeleição de Lula em 2006. O presidente, que passou maus momentos nos seus primeiros meses de governo, começa a recuperar a popularidade e a sua administração, um pouco atrapalhada no começo, já começa a dar frutos.

É bom frisar que o êxito do PT é muito mais importante para o país do que mesmo para o partido ou o presidente Lula. E se daqui a dois anos o vice de Luiz Inácio mudar e for o deputado Armando Monteiro (PTB), Pernambuco sairá ganhando duplamente.


ROMPIMENTO

Entusiasmado com o comício de Luiz Carlos na Avenida Santo Antônio, no último dia 15, o prefeito Silvino Andrade surpreendeu alguns aliados que estavam no palanque, ao seu lado, dizendo o seguinte: "Almir vai ser o primeiro a romper com Luiz".


ELOGIOS

Rossini Moura liga para dizer que os textos que leu no guia eleitoral do PMDB, elogiados por este colunista, foram escritos por Carlos Eugênio. Os elogios são mantidos, é claro, mas é evidente também que a voz e a interpretação do veterano radialista valorizam mais ainda o material.


PREFERÊNCIAS

Enquanto Silvino e Aurora investem mais em Sivaldo e Zé de Vilaço, o candidato a vice-prefeito de Luiz, Almir Penaforte, joga todas as suas fichas para tentar eleger Evaldo, com quem trabalhou na secretaria de Saúde. O empresário Moisés Braga, que como os outros tenta uma vaga na Câmara de Vereadores, já andou se aborrecendo com a discriminação.


PERSONALIDADE

Essa foi dita por um humilde funcionário da prefeitura, eleitor do PMDB local: "Muita gente diz nas nossas caminhadas que se dependesse do prefeito Silvino não votaria em Luiz Carlos. Está votando nele porque é gente, tem caráter e personalidade"


PANFLETOS

Panfletos de baixíssimo nível invadiram Garanhuns nos últimos dias. São atacados covardemente Bartolomeu Quidute, o promotor Alexandre Bezerra, Givaldo Calado, Paulo Camelo e principalmente Luiz Carlos. Uma pena que na tentativa de ganhar votos se parta para esse expediente.


DEBATES

O promotor Alexandre Bezerra (PT), tem se saído muito bem nos debates e entrevistas, principalmente na televisão. Se não tivesse sido abandonado pela cúpula estadual do partido poderia hoje estar disputando a eleição de Garanhuns em pé de igualdade com os outros candidatos.


CONVICÇÃO

A verdade é que a cúpula do PT em Pernambuco preferia que Alexandre tivesse se unido a Bartolomeu na eleição local. O presidente do Diretório Estadual, Paulo Santana, o ministro Humberto Costa e Dilson Peixoto são gratos ao candidato petebista e Izaías, porque são convictos de que foram essas duas lideranças que possibilitaram a espetacular vitória petista em Garanhuns em 2002.


DIA D

Os candidatos à prefeitura já se preparam para o dia da eleição, que poderá definir quem será o próximo prefeito do município. O prefeito Silvino deverá colocar na rua uma militância de pelo menos três mil pessoas, segundo nos revelou uma candidato a vereador do grupo.


DENÚNCIA

Ao participar de um comício de Dudu no povoado Alegre, o ex-deputado Carlos Batata denunciou que um primo do prefeito Nenen, secretário de governo do município de Capoeiras, está foragido por conta de um mandado de prisão expedido pela justiça. Ela foi considerado culpado do crime de peculato.


DENÚNCIA II

No seu discurso no Alegre, Batata denunciou o comportamento da polícia militar de Capoeiras, que estaria sendo parcial na campanha, e colocou sob suspeição o fórum da cidade, que teria um funcionário a serviço da candidatura de Nenen. O ex-deputado ainda prometeu fazer a juíza Marcyrajara Arruda, que atuou no município vizinho, há quatro anos, perder a toga, por possível favorecimento do PFL na eleição de 2000.


DISPUTAS APERTADAS

As eleições devem ser duramente disputadas nos seguintes municípios da região: Angelim (Samuel e Josemir), São João (Genivaldo e Pedro Barbosa), Canhotinho (Carlos Amorim e Álvaro Porto), Jupi (Pe. Ivo e Betinho), Bom Conselho (Gervásio e Audálio), Iati (o candidato de Luiz Tenório e Antônio de Lula), Paranatama (Reginaldo e Valmir do Leite) e Saloá (o candidato de Rivaldo e Zé do Leite).


FAVORITOS

Caso não ocorra zebra, os seguintes candidatos devem vencer bem a eleição do próximo dia três: Joseraldo (Brejão), Zé da Luz (Caetés), Sheila (Jucati), Esaú Gomes (Teresinha), Marquidovel Vieira (candidato único em Lagoa do Ouro), Ronaldo Amaral (Correntes), Dudu (Capoeiras) Dr. Rômulo (Lajedo) e Pe. Aldo (São Bento do Una).


UNIVERSIDADE PÚBLICA

Tudo indica que Garanhuns ganhará a partir do próximo ano os cursos de Agronomia, Veterinária e Zootecnia, graças a uma determinação do presidente Lula. Essa conquista para o município deve ser creditada ao deputado estadual Izaías Régis (PTB) - que logo no início do seu mandato entregou uma carta de intenções ao presidente fazendo a reivindicação dos cursos - ao ministro Eduardo Campos e ao deputado federal Fernando Ferro (PT). Com o curso de Direito da FAGA e mais esses três da Universidade Rural de Pernambuco a terra das sete colinas enfim poderá sair do estágio de estagnação em que se encontra há muitos anos.