Garanhuns, 11 de setembro de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura / Diversão
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
GERAL
 

Autoridades do Jurídico no Estado prestigiam aula magna da FDG

Jaelson Costa


Foi realizada na noite da última segunda-feira, 6, no salão de festas do Clube dos Oficiais, a Aula Magna da primeira turma do curso de Direito, da Faculdade de Direito de Garanhuns - FDG. Numa noite solene, organizada pela Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns - Aesga, entidade mantenedora da FDG, estavam presentes calouros, muitos acompanhados de seus familiares, autoridades locais, diversos representantes do meio jurídico de Garanhuns e região, além de professores da FDG e da Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns - Faga.

A mesa que dirigiu a aula foi composta pela presidente da Aesga, professora Eliane Simões Vilar; pelo prefeito de Garanhuns, Silvino Andrade; pelo desembargador Jones Figueiredo Alves, do Tribunal de Justiça de Pernambuco; pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Pernambuco - OAB/PE, advogado Júlio Oliveira; pelo diretor acadêmico da Faga, José Maria Leitão; e pelo presidente do Conselho Acadêmico da Aesga, advogado Elpídio Melo.

A noite começou com a execução do hino de Garanhuns, seguido pelo Hino Nacional, este acompanhado por todos os presentes. Dando continuidade, a solenidade foi aberta pela professora Eliane Vilar. Em seguida, o prefeito Silvino Andrade iniciou seu discurso ressaltando mais uma vez a importância da implantação da FDG para Garanhuns. Entre os muitos elogios que fez à autarquia, enfatizou a importância dos profissionais e autoridades presentes à mesa na concepção desse novo empreendimento. O prefeito fez ainda três homenagens, com entrega de placas, em nome da cidade, como forma de agradecimento, a Samara Pollyna Brito, aluna que obteve o primeiro lugar no vestibular da FDG, à professora Eliane Vilar e ao desembargador Jones Figueiredo.

Em seguida, usou a palavra o presidente da OAB/PE, Júlio Oliveira, que colocou a Ordem à disposição da Faculdade, como parceira constante, e disse que espera estar presente na primeira formatura do curso.

Iniciando-se como estudantes de Direito, os calouros tiveram o privilégio de assistir a palestra ministrada por Jones Figueiredo, que trouxe para os futuros profissionais informações precisas sobre as "Inovações do Novo Código Civil". O desembargador iniciou a aula lembrando dos tempos em que morou em Garanhuns e a importância que foi sua formação no Colégio Diocesano, onde estudou dos quatro aos 17 anos, quando precisou mudar-se para iniciar seus estudos como universitário. "È importante que hoje Garanhuns seja presenteada com este curso. Os futuros profissionais que aqui estão não precisarão sair de sua cidade para buscar uma formação", ressaltou o desembargador.

A noite terminou com um jantar oferecido pela faculdade aos seus estudantes e demais presentes, onde a administração da Aesga foi parabenizada pelo grande feito realizado e num clima de festa e alegria os futuros profissionais de Direito da cidade puderam iniciar suas relações com os que serão seus companheiros de classe durante todo o curso.