Garanhuns, 11 de setembro de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura / Diversão
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO DOS BICHOS

Bruno Neves Wanderley


Antes de mais nada gostaria de agradecer ao editor e jornalista Roberto Almeida por mais um serviço publico que tem prestado ao município e a população de Garanhuns, aos anunciantes (Agropec - Sr. Adriano, Agro São Sebastião - Sra. Yolanda e a Pharmapele - Dra. Cristina) pelo apoio que tem nos dado na divulgação de nosso projeto de adoção e aos leitores deste jornal, uma vez que, temos recebido um grande número de telefonemas de pessoas interessadas em adotar cães e gatos através do projeto ADOCÃO.

Nossos telefones para contato:
(87)3763.0777 (Dr. Bruno Wanderley - AnimalPet)
(87)3762.7024 (Dr. Kléber Fernandes ou Noêmia - Centro de Controle Ambiental)

Nesta edição, procuramos esclarecer brevemente as dúvidas mais freqüentes relatadas pelos leitores deste jornal através do e-mail: animalpet@hotmail.com


Onde meu cão pega tanta pulga?

Se o seu cão tiver poucas pulgas, ele pode estar sendo infestado durante os passeios na rua. Se a quantidade for muito grande, já deve haver algum foco de pulgas em casa e nestes casos o cão e o ambiente devem ser tratados. As pulgas imaturas (ovos, larvas e pulpas) escondem-se em carpetes, frestas de pisos, areia, grama entre outros e são quase invisíveis, o que muitas vezes torna difícil a identificação destes no ambiente.

O animal deve ser tratado com produtos anti-pulgas de longa duração; coleiras anti-pulgas, produtos pour-on ou top spot são os mais eficientes por seu efeito prolongado e segurança e o ambiente deve ser desinsetizado.

Cães com infestações de pulgas podem ingerir as mesmas ao coçar-se com os dentes e adquirir vermes ou até mesmo sofrer com severos problemas de pele.


Por que a boca do meu cão cheira tão mal?

O cão deverá passar por uma avaliação odontológica, no quinto mês de vida para verificação da troca dentária e seguidamente a cada 2 anos. Hoje já existe disponibilizado em lojas especializadas, biscoitos, ossos, pastas e escovas apropriados para higiene bucal de cães e gatos, que retardam ou até mesmo previnem o aparecimento deste problema.

Na maioria dos casos, o mal hálito é causado devido ao acúmulo de restos alimentares, ao desenvolvimento bacteriano, a inflamação da gengiva e a formação de cálculo dentário (tártaro) que se acumula nos dentes, principalmente naqueles de idade mais avançada.

Problemas digestivos, metabólicos e algumas enfermidades como a leptospirose, a hepatite e outros também podem causar halitose (hálito ruim).

O tártaro é formado com maior freqüência em animais de pequeno porte (miniatura pincher, yorkshire ) ou animais que consomem alimentos caseiros, doces, biscoitos, inadequados à sua alimentação. Quando formado, o tártaro deve ser removido pelo veterinário, quando não removido, além do mal hálito, o animal corre o risco de perder precocemente os dentes.


Por que o meu cachorro solta tanto pêlo?

Se não houver falhas na pelagem, ele pode estar passando por uma troca de pêlo que ocorre normalmente nas mudanças das estações, 2 vezes por ano. Caso haja falhas, o veterinário deve ser consultado. Sarnas, micoses, doenças nutricionais, alterações hormonais são algumas das diversas enfermidades que podem estar envolvidos neste problema. Escovar os cães ao menos duas vezes por semana ajudará na renovação da pelagem e irá conferir ao animal um pêlo mais saudável e brilhante.


O que é o verme do coração dos cachorros?

O verme do coração, conhecido como Dirofilária immitis é um verme transmitido pela picada de um mosquito infectado. Existem regiões do Brasil e outras em que a doença existe, e os cães devem ser medicados mensalmente com vermífugo específico, sob orientação veterinária. Caso a prevenção não seja feita, o verme se desenvolve dentro do coração do animal, causando doenças cardíacas que podem levá-lo à morte.


Por que os cães se assustam tanto com trovões e fogos de artifício?

Os cães possuem uma grande capacidade auditiva, e o ruído de um trovão, tiro ou rojão, será ouvido por eles com uma intensidade 4 vezes maior do que nós, humanos. Isto fará com que o animal fique muito perturbado. Os cães ouvem o barulho dos trovões à distância, antes mesmo da tempestade, que está longe, chegar.


Posso dar leite para o cachorro?

Sim, desde que ele não apresente diarréia. Alguns cães são intolerantes à lactose do leite de vaca, mas muitos tomam o leite sem problemas. O leite pode ser integral, pois a quantidade de gordura do leite da cadela é muito maior, ou seja, em termos de gordura, o leite de vaca é "fraco" para os cães. Como foi dito, se ele tiver diarréia, isto será por intolerância à lactose e não devido ao teor de gordura do leite. Cães adultos alimentados com ração não necessitam de leite na dieta.

Cães e gatos recém nascidos que estejam impossibilitados de mamar, devem tomar leite reconstituído específico para filhotes formulados para cada espécie e disponíveis nas lojas especializadas, estes normalmente já acompanham inclusive uma bula com dosagens e intervalos de mamadas, os bicos apropriados e a mamadeira.


Posso dar ossos de galinha para ele comer?

Nem pensar. Lascas de ossos de galinha podem causas sérias perfurações no esôfago, estômago ou intestinos. Se quiser, dê um osso natural, como joelho ou canela de boi bem cozidos. Ou então, ossos de couro à venda em pet shops.


Por que o cão roí paredes ou come terra?

Pode estar relacionado a deficiências de cálcio e ferro, respectivamente. Este problema é comum em filhotes não vermifugados ou vermifugados erroneamente ou ainda que não recebem a quantidade de cálcio e ferro suficiente na dieta. Se seu cão consome ração de boa qualidade e está vermifugado e mesmo assim tem este vício procure um veterinário ele avaliará o caso que poderá ter fundo psicológico, tais como ociosidade, falta de atividade física adequada, comportamento compulsivo entre outros.


Com que idade posso cruzar o meu cão?

Se for cadela, a partir do segundo cio nos animais de pequeno e médio porte ou terceiro cio nos de grande porte. Os machos devem iniciar a vida reprodutiva a partir de 12 a 15 meses de vida. Antes disso, ele pode acasalar, mas sem a certeza de fertilização da fêmea.

Como faço para o meu cão parar de destruir os móveis?

Primeiro descubra a causa. Nos filhotes é comum devido as "travessuras" da idade. No adulto, ele pode estar querendo chamar a atenção. Repreenda-o firmemente se pegá-lo na hora do delito. Existem produtos de gosto amargo ou cheiro desagradável para o cão à venda em pet shops. Esses produtos devem ser passados sobre os lugares que ele gosta de roer, para desestimulá-lo.


Os cães enxergam colorido ou em preto e branco?

O homem cuja visão é Policromática consegue perceber um número maior de cores, já os cães têm visão dicromática e conseguem distinguir apenas o branco (somatória das cores), o preto (ausência delas) e 02 cores (o amarelo, o azul e suas combinações).


Você sabia? Que o m. veterinário além de suas atividades médicas propriamente ditas voltadas para a saúde, melhoramento genético e nutricional de animais de produção, cães, gatos, aves, animais silvestres e exóticos, também é responsável pela formulação de medicamentos e cosméticos de uso animal e que todo alimento de origem animal que você consome (leite e seus derivados, ovos, mel, pescados, carnes e seus derivados) devem ser fiscalizado exclusivamente por este profissional e que, além disso, ele é habilitado para atuação na área de saúde publica, vigilância sanitária, tecnologia e controle de qualidade dos alimentos das águas de seus afluentes e efluentes.

Dia 09 de setembro - foi o dia do médico veterinário
parabéns a todos os profissionais de nossa cidade

Na próxima edição falaremos sobre:
Dicas de adestramento básico e de como ensinar o filhote a fazer xixi no lugar certo?

Um abraço para todos os colaboradores e leitores do correio e até a próxima edição...