Garanhuns, 28 de agosto de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura / Diversão
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
POLÍTICA
 

Audiência Pública debate água mineral na Assembléia

O projeto de lei 574/2004 de autoria do deputado Izaías Régis (PTB) que regulamenta e disciplina o acondicionamento e transporte dos vasilhames plásticos de água mineral foi tema da audiência pública realizada na última terça-feira pela Comissão de Justiça da Assembléia Legislativa.

Para debater o assunto foram convidados representantes da Secretaria de Saúde dos Estado, Vigilância Sanitária, entidades de defesa do consumidor e representantes dos sindicatos e associações que representam e regulam o setor.

Entre os pontos do projeto que devem ser debatidos, a proibição do transporte dos vasilhames em automóveis com carroceria aberta. De acordo com a proposta, o transporte deverá ser feito, preferencialmente, em carros com revestimento de material higienizável, afim que se evite a contaminação e degradação dos garrafões.

Outro item polêmico diz respeito à comercialização. A proposta impede a venda em vias públicas, lojas de materiais de construção, açougues e postos de gasolina por entender que nesses locais aumenta a possibilidade de contaminação da água, uma vez que está mais próximo a substâncias que podem alterar as características do produto, como odor e sabor.

Ranking - O estado de Pernambuco é o segundo maior produtor nacional de água Mineral, contando com 53 concessões de Lavra, nos quais apenas 35 ainda estão no mercado. No que se refere a consumo per capita, o Estado detém uma média duas vezes maior que a nacional, já na Região Metropolitana do Recife essa média é o quádruplo da nacional, ficando atrás apenas da Grande São Paulo.