Garanhuns, 28 de agosto de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura / Diversão
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
GERAL
 

São João concorre a Prêmio Nacional

No último dia 12, foi concluído o curso "Passeio pelas Palavras", idealizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desportos de São João, que teve como objetivo o acompanhamento do projeto de leitura e escrita, baseado no Prêmio Escrevendo o Futuro 2004, promovido a nível nacional pela empresa Itaú Social. Depois de concluídas, as produções textuais, resultado das oficinas realizadas pelos professores e alunos em sala de aula, os trabalhos foram entregues à coordenação do curso, e selecionados por uma comissão julgadora, seguiram para a etapa estadual e em seguida nacional, de acordo com o regulamento oficial do Prêmio.

Segundo explica a coordenadora do curso, professora Adriana Reges, o curso teve inicio desde abril, quando os professores da Língua Portuguesa, de 4ª e 5ª série, começaram a se reunirem, quinzenalmente, com o propósito de trocar idéias e esclarecer suas dúvidas no que diz respeito aos gêneros textuais abordados pelo Prêmio Escrevendo o Futuro 2004: Poesia, Memórias e Artigo de Opinião.

Em um segundo momento, a Secretaria de Educação, Cultura e Desportos objetivando o empenho dos professores e alunos neste projeto, desenvolverá a etapa municipal de premiação. Para esta etapa, cada escola poderá enviar até três textos que serão avaliados por uma comissão julgadora municipal, logo após a divulgação dos resultados da etapa estadual que ocorrerá entre os meses de setembro e outubro próximos. "A conclusão do curso "Passeio pelas Palavras" encerra apenas a primeira etapa de nosso projeto, visto que teremos ainda a etapa local que se constituirá de seleção e premiação das melhores produções textuais do município", declara a professora.

Ainda segundo a coordenadora do projeto, os professores participantes do curso destacaram, em avaliação do projeto, que a troca de experiências e idéias durante os encontros, o acompanhamento dado no desempenho das atividades e os novos conhecimentos sobre os gêneros textuais abordados fizeram o diferencial para o bom resultado do projeto.