Garanhuns, 28 de agosto de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura / Diversão
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
ESPECIAL
 

Estímulo a agricultor

A Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA), vinculada à Secretaria de Produção Rural e Reforma Agrária, promove, hoje, a partir das 7h, em Parnamirim, na comunidade rural de Chapada do Vicente, uma demonstração sobre conservação de forragem.

Pequenos criadores vão conhecer práticas de produção de silagem para alimentação de animais durante o período seco, especialmente com o aproveitamento da palha do sorgo granífero. O treinamento será realizado em mutirão e os próprios produtores vão construir dez silos de trincheira e cinco para armazenagem da forragem produzida.

A meta é chegar a 120 toneladas de silagem durante a demonstração. Os criadores envolvidos no mutirão já participaram de treinamentos e cursos oferecidos pela Regional do IPA, em Salgueiro. Eles foram capacitados em manejo de caprinos e ovinos com recursos de convênio firmado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do Programa de Agricultura Familiar (Pronaf), Caixa Econômica e Governo do Estado. No total, já foram realizados 81 cursos em sete regionais do IPA, num investimento de R$ 50 mil.