Garanhuns, 28 de agosto de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura / Diversão
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
ESPECIAL
 

Iniciada a descentralização da compra da merenda escolar

A Secretaria de Educação e Cultura apresentou, ontem, o novo modelo de aquisição da merenda escolar, que vai otimizar o processo de compra e distribuição de alimentos para cerca de 500 mil alunos do ensino fundamental das escolas estaduais. O Modelo Descentralizado de Merenda Escolar, como está sendo chamado, foi apresentado pelo secretário Mozart Neves Ramos e pelo gestor da merenda, Fernando Freire, ao presidente do Conselho de Merenda Escolar, José Ubiracy Silva, e aos gestores das Gerências Regionais de Educação (Geres) e das escolas contempladas nesta primeira fase de implantação do processo.

Atualmente, a Secretaria adquire alimentos e os repassa às escolas. Pelo novo modelo, cada unidade vai receber os recursos financeiros para comprar a merenda em função da demanda. Inicialmente, 20 escolas de Garanhuns, Palmares, Caruaru e Araripina serão contempladas. "Como estamos em fase de implantação, o processo será adotado apenas nessas escolas. Futuramente, pretendemos ampliar ainda mais o projeto", explicou Fernando Freire. Segundo ele, a iniciativa tem como aspecto mais positivo o fato de reduzir custos. "Enquanto nós compramos uma banana por dez centavos, a Gere de Palmares, por exemplo, pode comprar por cinco centavos".

Todas as escolas terão que prestar contas à secretaria de tudo o que for adquirido, informando quantidade e custo. O secretário Mozart Neves Ramos acredita que o novo modelo tem tudo para dar certo. "Estamos nos tornando reféns dos fornecedores. A descentralização da aquisição da merenda já é adotada na maioria dos Estados brasileiros e tem dado certo", afirmou. Depois da apresentação do projeto, os diretores receberam um treinamento sobre como proceder para efetivar a compra dos alimentos e como prestar contas pela internet. Maiores informações podem ser obtidas através do site www.merendaescolar.com.br.