Garanhuns, 28 de agosto de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura / Diversão
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
ESPECIAL
 

Torneio leiteiro reúne animais de dois Estados no Sertão

Ao encerrar, no fim de semana, o 18º Torneio Leiteiro de São Pedro do Cordeiro, distrito de Pedra (275 quilômetros do Recife), o secretário-executivo de Articulação e Acompanhamento de Produção Rural, Josemir Martins, disse que "o soerguimento da bacia leiteira de Pernambuco é uma das metas do Governo do Estado e, para que a ação tenha êxito, torna-se necessária a troca de experiências entre os criadores locais e de outros Estados".

O torneio reuniu 60 animais, 40 matrizes bovinas e 20 caprinas, provenientes da região do Sertão Central de Pernambuco e do Ceará. Juntos, esses animais produziram 1.700 litros de leite diários, durante as três ordenhas realizadas, com destaque para uma cabra local que chegou a produzir 11 litros num dia. Josemir Martins, que representou o secretário de Produção Rural e Reforma Agrária, Gabriel Maciel, destacou ainda a importância do torneio. "A iniciativa serviu para enaltecer o melhoramento da qualidade genética dos rebanhos pernambucanos bovino e caprinovino, demonstrando a todos os envolvidos com o setor que o Sertão é uma das regiões mais promissoras do Estado".

O 18º Torneio Leiteiro de São Pedro do Cordeiro foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção Rural e Reforma Agrária, em parceria com a Sociedade Nordestina dos Criadores, Prefeitura Municipal de Pedra e Cooperativa Agrícola Mista do Vale do Cordeiro.

Produção - Atualmente, Pernambuco conta com um rebanho de 321 mil vacas produzindo diariamente 980 mil litros de leite, o que perfaz um total mensal de 29,4 milhões de litros, com destaque para o município de Garanhuns, responsável pela captação de quase 70% da produção total da bacia leiteira estadual. Josemir Martins informou que hoje são cerca de 14 mil pequenos e médios produtores de leite em todo o Estado. "O Governo do Estado tem intensificado o trabalho de capacitação desses criadores, medida que tem como objetivo um maior fortalecimento da geração de emprego e renda", disse.