Garanhuns, 28 de agosto de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura / Diversão
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CIDADE
 

Artistas de Garanhuns formam associação

Com o objetivo de fortalecer os artistas locais, nas áreas de música, literatura, teatro, artes plásticas, artesanato, cultura popular, patrimônio e outros segmentos, foi criada na cidade a Sociedade dos Artistas de Garanhuns, SAGA. A entidade já nasce forte, com mais de 100 associados, estatuto e uma diretoria formada por nomes respeitáveis do setor cultural do município.

A criação da SAGA foi consolidada numa reunião realizada na última sexta-feira, dia 27, no auditório do Sebrae. Participam da direção da associação, neste primeiro momento, a atriz Lílian Ferreira, o músico Paulo Ferreira, o compositor Ronaldo César e os produtores culturais Gilmar Lopes, Williams Ferreira e Dorvalina Maciel.

"A Sociedade dos Artistas de Garanhuns nasce com o propósito de viabilizar projetos que têm como fim a produção cultural", esclarece Paulo Ferreira, um dos criadores da SAGA. Segundo ele, a entidade irá atuar em várias áreas, prestando assessoria a quem pretende publicar um romance, encenar uma peça de teatro, montar um espetáculo de dança, promover uma exposição ou gravar um CD. "Nós vamos orientar os artistas como fazer a captação de recursos e encaminhar projetos aos órgãos competentes", acrescenta Paulo.

O raciocínio dos que fazem a sociedade dos artistas é que a partir de agora será mais fácil identificar a produção cultural de Garanhuns, uma vez que os poetas, escritores, músicos, atores e pintores poderão atuar de forma organizada. Na opinião de Lílian Ferreira, com o surgimento da SAGA as pessoas irão sentir-se mais estimuladas para produzir suas obras de arte e colocá-las no mercado.