Garanhuns, 14 de agosto de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura / Diversão
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
GERAL
 

São João promove Encontro Cientifico Literário

Mais de 700 alunos da rede municipal de São João, representantes da GERE/AM, corpo docente do município, além dos 260 pessoas inscritas no concurso de produção textual, totalizando cerca de 1 300 pessoas, participaram do I Encontro Cientifico Literário promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Desportos de São João, que ainda comemora o sucesso estrondoso do evento, ocorrido no final do mês passado.

A abertura do encontro, sediado na Escola João de Assis Moreno (EJAM) foi enaltecida pela apresentação cultural do Grupo Nação Tribal, seguida do pronunciamento da secretária de Educação, Joselma Assis, e do prefeito Antônio de Pádua, que destacaram a importância do encontro e demonstraram a alegria de mais uma vez o município ser o precursor de uma atividade que fomenta a leitura e a cultura.

Logo após, a diretora da EJAM, Adelma Elias, como anfitriã do encontro deu as boas vindas aos participantes e fez uma breve demonstração do crescimento da educação em São João. Depois, o professor João Pimentel declamou o cordel "Confusão na Feira", do, seguido da exibição de literatura de cordel da autora Santina Izabel.

Em outro momento, o professor Severino José Bezerra Filho(FFPG) realizou uma palestra cujo tema foi "A importância da cientificidade no ensino fundamental: Ciência e Linguagem". Já o professor Paulo Gervais Veloso Filho(FFPG), tratou do tema "A importância da circulação de textos literários na sala de aula com enfoque a literatura infantil-juvenil".

Os participantes do encontro ainda puderam apreciar a mostra de pintura em tela do artista José Edilson, aluno da 8ª série do EJAM, como também a mostra de poemas e desenhos feitos por alunos integrantes do PETI, com destaque para o trabalho do aluno José Daniel dos Santos com o poema "Competências da cidade de São João".

Um dos momentos mais emocionantes do encontro foi a homenagem de honra com o "Troféu Obrigado Mestre! Obrigado, Mestra!", no qual destacaram-se pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da educação em São João, são elas: Branca Maranhão Fernandes (in memoriam), Josefa Santina de Assis da Silva, Luzinette Laporte de Carvalho, Maria de Lourdes Oliveira da Silva, Rosa Maria Fernandes Zoby, Ruth Machado Lousada Rocha, Santina Izabel dos Santos Barros, Sebastiana Maria Cordeiro Nunes, Severino Teles Barreto (in memoriam), Valmira Magalhães de Abreu, Veralúcia Barbosa Souza Tavares.