Garanhuns, 14 de agosto de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura / Diversão
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
ESPECIAL
 

Petroflex amplia capacidade de produção

A Petroflex, maior produtora de borracha sintética da América Latina, inaugurou as áreas de coagulação e secagem da sua unidade no município do Cabo de Santo Agostinho (Região Metropolitana do Recife), com a presença do governador Jarbas Vasconcelos, do vice-governador José Mendonça Filho, secretários de Estado, acionistas, funcionários, fornecedores e clientes da indústria. Com a ampliação, que teve incentivos do Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe), a Petroflex aumenta a sua capacidade produtiva de 90 mil para 125 mil toneladas ao ano. O investimento de R$ 31 milhões teve como objetivo a ampliação das exportações da indústria.

Na ocasião, o governador Jarbas Vasconcelos disse em entrevista que "a expansão da Petroflex, uma das mais antigas do Complexo Industrial do Cabo, é importante para a geração de renda e desenvolvimento do Estado. Temos poucas fábricas como esta no mundo e a daqui exporta seus produtos para vários países. Esta ampliação é sinônimo do aumento da demanda do nosso produto, o que irá gerar mais exportações e divisas para Pernambuco", afirmou.

Atualmente a Petroflex, que tem outra unidade no Rio de Janeiro e mais uma no Rio Grande do Sul, exporta um terço da sua produção para mais de 70 países e possui escritórios na Europa e na Ásia, além da forte presença no mercado nacional, onde de-tém 77% da participação. O novo investimento é apenas uma das etapas do planejamento estratégico de expansão da indústria até 2007 com previsão total de investimento de R$ 192 milhões. Segundo o presidente da Petroflex, Sérgio Klaveren, a perspectiva é de ampliar a capacidade produtiva para 160 mil toneladas por ano.

O vice-governador Mendonça Filho ressaltou o esforço do Governo do Estado para que iniciativas como a da Petroflex sejam uma constante no Estado. "Os investimentos do Governo do Estado em infra-estrutura e em incentivos fiscais tem criado condições favoráveis de competitividade para as empresas instaladas em Pernambuco. Com a ampliação do Porto de Suape, do Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes/Gilberto Freyre e reforma de rodovias, criamos aqui um ambiente saudável para investimentos", comentou o vice-governador Mendonça Filho.

O anúncio dos novos produtos da Petroflex foi feito pelo presidente da indústria, Sérgio Klayeren. "A nossa empresa já vem se tornando, ao longo dos anos, uma grande exportadora de produtos básicos, como borrachas para pneus e calçados. Agora, daremos início a exportações de produtos especiais como as borrachas termoformáveis, utilizadas para a produção de adesivos, emulsão asfáltica, indústria pneumática, entre outros. Por sua vez, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Elias Gomes, comentou que "a ampliação da Petroflex representa um investimento estratégico para o aumento do processo de industrialização do Estado".