Garanhuns, 31 de julho de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura / Diversão
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
ESPECIAL
 

Pernambucanos ganham Portal do Trabalhador

O governador Jarbas Vasconcelos lançou ontem(28/07) o Portal do Trabalhador (www.portaldotrabalhador.pe.gov.br) e inaugurou o Espaço de Cultura Digital, na sede da Agência do Trabalho do Recife, em solenidade que contou com a presença de secretários de Estado e empresários locais. O Portal tem como objetivo facilitar o ingresso dos pernambucanos ao mercado de trabalho, modernizando os serviços oferecidos pela Agência do Trabalho. Através do Portal, a troca de informações entre os cidadãos, empresas e Agência do Trabalho será ampliada.

"Esse Portal vai complementar o bom serviço que já é desenvolvido pela Agência do Trabalho. O acesso ao emprego é um dos maiores problemas do País. No entanto, acredito que a retomada do crescimento econômico irá ampliar o número de vagas oferecidas e a Agência será fundamental para fazer com que os pernambucanos tenham acesso a essas vagas", afirmou o governador Jarbas Vasconcelos.

O trabalhador poderá realizar consultas sobre vagas de emprego, fazer sua inscrição na Agência, atualizar seu cadastro e agendar entrevistas, além de outros serviços, sem a necessidade de se deslocar até as agências e enfrentar filas. Enquanto os empresários poderão solicitar trabalhadores qualificados, consultar informações sobre os profissionais encaminhados, cadastrar os dados da empresa e aderir ao Programa Emprego Jovem. Também serão disponibilizadas informações sobre mercado de trabalho, empreendedorismo, linhas de crédito, elaboração de currículos, dicas sobre processo de seleção para emprego, vagas de estágio, cursos de qualificação profissional entre outros.

A expectativa é que o serviço do Portal amplie a oferta de empregos em Pernambuco. Das 251 mil pessoas admitidas pela iniciativa privada no ano passado, 55.824 vagas foram disponibilizadas através da Agência do Trabalho, e destas, 40.731 mil colocações foram realizadas. "A Agência empregou 16,12% dos trabalhadores admitidos em Pernambuco no ano passado. Acreditamos que, com o Portal, esse número chegue a 20% até o fim do ano", disse o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, José Arlindo Soares. Em 1998, o antigo Sistema Nacional de Emprego (Sine-PE) empregava apenas 1.095 pessoas ao ano.

Através de uma pesquisa realizada entre os dias 13 e 23 últimos, com uma mostra de 1.200 trabalhadores que estiveram na Agência do Trabalhador do Recife, ficou constatado que 25% deles têm acesso à Internet e que 88% gostariam de acessar o Portal do Trabalhador.
Acesso a Internet

O Espaço de Cultura Digital, que funcionará na unidade do Recife, localizada na Rua da Aurora, vai permitir aos trabalhadores o acesso gratuito à Internet. Em horário previamente agendado, o trabalhador poderá usar os serviços para elaboração de currículo, consulta sobre concursos, entre outras informações, durante o período de uma hora, com orientação de técnicos da Agência. "Com isso, estaremos democratizando o acesso às informações e contribuindo para a inclusão digital dos trabalhadores", disse José Arlindo Soares.

Durante a inauguração foi distribuído o Portifólio de Ações da Agência do Trabalho, abordando os serviços oferecidos de forma integrada e também os resultados alcançados desde sua implantação. Criada em 2000, pelo Governo Jarbas Vasconcelos, a Agência do Trabalho desenvolve todos os programas do Sistema Público de Emprego, destacando-se o Sistema Nacional de Emprego, o Programa de Qualificação Profissional, o Programa Emprego Jovem e a Agência do Crédito.

São oferecidos serviços de intermediação de emprego, qualificação profissional, atendimento ao seguro-desemprego, atendimento ao jovem em busca do primeiro emprego, acesso a crédito para pequenos empreendimentos, informações sobre o mercado de trabalho, intermediação de serviços de autônomos e expedição de documentos, entre outros.