Garanhuns, 31 de julho de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura / Diversão
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
DIVERSÃO
 

Seqüências - A missão

Não é de hoje que Hollywood inventou de sequenciar qualquer filme que arrecadava mais que 100 milhões de verdinhas nas bilheterias. Os mais comerciais, assim que ultrapassavam a barreira dos cem, já se encontravam com seqüências encaminhadas para o ano seguinte (ou, no máximo, dois anos após o primeiro sucesso). O resultado dessa indústria? Filmes feitos às pressas, sem qualidade técnica que superasse a obra original e, defeito maior, com roteiros tão cheios de enrolações e furos que insultam a inteligência dos telespectadores.

É o caso, por exemplo de "A Batalha de Riddick" , estrelado pelo novo astro dos filmes de ação, Vin Diesel. Esta continuação do ótimo "Eclipse Mortal", de 2002, retira todo o clima de suspense da primeira trama, aniquila qualquer vestígio de sombrio de Eclipse e ainda anaboliza com seqüências hiperativas de ação espacial e efeitos especiais toscos. É uma continuação muito inferior à obra de origem, que tenta de todas as formas vender mais seu peixe e tentar angariar alguns trocados a mais pelo mundo.

Existem inúmeros exemplos de continuações que são infinitamente inferiores em qualidade em relação aos seus primeiros filmes. Melhor exemplo que todos os filmes da série Sexta-Feira 13?! Até mesmo o sério legado de Hannibal Lecter foi relegado a pura escatologia na horrenda continuação de "O Silêncio dos Inocentes", em "Hannibal". Continuação, da forma como é vista em Hollywood, é quase sinônimo de "porcaria".

Tudo isso só pra chegar ao ponto importante dessa edição: Batman. Após uma rara exceção em que a seqüência superava o primeiro filme (Batman: O Retorno, de 1992), dois outros filmes entregues a um diretor extremamente comercial conseguiram afundar a carreira cinematográfica do homem-morcego. "Batman&Robin", então, é melhor nem comentar. O morcegão virou piada após essa bomba em que o Batman tinha carros coloridos e mamilos salientes no uniforme...

Vamos ver o que nos aguarda com a estréia da nova aventura do morcego nas telonas, "Batman: Begins", algo como "Batman, O Começo". As imagens que rolam na internet dão um tom realista ao herói e empolgaram muito fã por aí (pra se ter uma idéia, o batmóvel tem a aparência de um tanque de guerra). E ver se a seqüência consegue por alguma vez superar o filme original...