Garanhuns, 3 de julho de 2004
  Início
  Colunas
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura / Diversão
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CULTURA
 

Livro premiado é lançado no Sesc

Uma fusão de romance histórico com saga familiar. Essa é a história do livro "Santo Reis de Luz Divina" vencedor do 1º Prêmio Sesc de Literatura que será lançado no dia 11 de julho, no Salão de Eventos Empresário Jaime Pincho do Sesc Garanhuns, fazendo parte da programação do Festival de Inverno. Na noite de autógrafos, acontecerá ainda a apresentação do Coral da Terceira Idade do Sesc de Garanhuns, sob a regência de Patrícia Van Der Linden. Na ocasião, os exemplares do livro estarão sendo vendidos por R$35,90 e posteriormente, estarão à venda nas livrarias de todo o país, ao preço de R$39,90. Também estarão presentes no lançamento as escritoras Maria da Paz Ribeiro Dantas e Maria de Lourdes Hortas.

O romance do paranaense e professor de Engenharia Química da Unicamp, Marco Aurélio Cremasco, tem sua trama começando no Rio de Janeiro, ao tempo da Guerra do Paraguai, terminando nos anos 90 no Paraná. Em cada capítulo, os destinos dos personagens vão se cruzando para delinear a conquista de uma das regiões que se tornaria uma das mais prósperas e cobiçadas do país. A obra publicada pela editora Record foi escolhida 290 romances do Brasil. O Nordeste contribuiu com 54 inscritos concorrendo ao prêmio. A escolha do vencedor coube aos escritores Ítalo Morriconi e Antonio Torres. O Sesc também informa que as inscrições para o 2º Prêmio Sesc de Literatura na categoria literária Romance já estão com as inscrições abertas.

O objetivo do Prêmio é revelar novos autores e textos inéditos, escritos na língua Portuguesa. "O concurso serve para identificar novos talentos literários em língua portuguesa e ajudá-los na difícil tarefa de publicar o primeiro livro", afirma a gerente de Cultura do Sesc Nacional, Márcia Leite.

O vencedor terá sua obra publicada e distribuída pela editora Record e terá ainda o direito a 10% do valor da capa da obra no momento de sua comercialização em livrarias."A parceria com a Record garante não só uma distribuição eficiente do livro, mas também a sua edição com um projeto gráfico de qualidade. Tal como ocorre com outros autores do catálogo da editora, o vencedor receberá os direitos autorais correspondentes à comercialização do livro, com venda inicial de mil exemplares", revela Leite. Parte desta primeira edição será distribuída para a rede de bibliotecas do Sesc e outros espaços culturais.

AUTOR - Desde 2000 elaborando o romance, Cremasco não fez planos para abandonar a engenharia, mesmo porque, segundo ele, a formação técnica contribuiu para a conclusão do romance. "Toda a construção do livro foi um aprendizado de engenharia. Precisei pensar de maneira estrutural, principalmente na concepção final da obra", conta ele, que completa dizendo que o difícil agora é controlar a ansiedade para saber como vai ser a aceitação do seu livro tanto pela crítica quanto pelo público. A unidade do Sesc fica localizada na Rua Manoel Clemente, 136, no Centro. Mais informações pelo telefone (87) 3761-2658.