Garanhuns, 19 de junho de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
GERAL
 

Colégio Simoa Gomes aniversaria

Localizado no Conjunto Francisco Figueira, na Cohab II, a Escola Simôa Gomes, completa neste mês de junho 43 anos de existência. A direção do colégio resolveu comemorar o aniversário com uma programação junina que envolve professores, estudantes e pais de alunos do educandário. Nesta sexta, dia 18, pela manhã, foi promovida uma quadrilha com alunos da primeira e quarta séries. E à noite o forró tomou conta do pátio da escola.

Na parte da tarde, foram promovidos torneios de dama, dominó e xadrez, com organização do professor Pedro Maciel. Depois, foi realizada uma quadrilha junina com casamento matuto, com participação dos estudantes das séries maiores. Na entrada foi solicitada aos alunos a entrega de 1 kg de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos com pessoas carentes do bairro.

A Escola Simôa Gomes foi fundada no dia primeiro de junho de 1961, inicialmente com o nome de Escola Reunida Simôa Gomes. Funcionava, então, na Rua São Miguel, nº 127, no bairro da Boa Vista, tendo como diretora a professora Giselva Vieira Belo.

Em 1984, o então governador Roberto Magalhães inaugurou o prédio atual da escola, localizado na rua 44, S/N, Cohab II. Através do decreto 9539, de agosto de 84, a Simoa Gomes passou a atender o ensino também do segundo grau. O nome do educandário foi dado em homenagem a senhora Simôa Gomes de Azevedo, doadora das terras à confraria das almas da paróquia de Santo Antônio do Ararobá, onde está edificada a cidade de Garanhuns.

Nesses 43 anos de existência, o colégio da Cohab já teve como diretores os professores Giselda Vieira Belo, Senhorinha Pernambuco, Maria Sobral Vaz, Dulce Pereira, Maria de Fátima Moraes, Maria de Fátima Pinto, Ângela Maria de Araújo, Pedro Maciel Matos e Helenita Bezerra Carvalho, esta última escolhida em votação direta pela comunidade. Devido a um acidente do qual foi vítima esta última, responde interinamente pela direção a professora e secretária Maria do Socorro Donato.