Garanhuns, 19 de junho de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO CULTURAL

Carlos Janduy


Festival de Inverno de Garanhuns

E cá estamos nós com a programação do XIV Festival de Inverno de Garanhuns, em mãos. Como sempre, algumas atrações especuladas foram confirmadas. Pelos comentários que tenho escutado, principalmente em relação aos shows musicais, a programação está sendo considerada muito boa e até melhor do que a do ano passado. Mas, gostos à parte, o importante é que o FIG continue pautado em seus verdadeiros objetivos, fazendo valer o desejo e o entusiasmo de respirar arte e cultura num dos maiores festivais do gênero no Brasil.

Quanto à logomarca deste ano, mais uma vez eu prefiro não tecer comentários. Pra quê, não é?

Como sempre costumo dizer, o Festival de Inverno não é apenas a Esplanada Guadalajara; os outros vários palcos já estão consolidados, sem esquecer, é claro, das oficinas culturais, que indubitavelmente são de uma grande importância para o evento. E por falar nelas, aqui vai a seguinte informação: cada inscrição é feita através da doação de livros de literatura infantojuvenil ou de CDs de música instrumental (erudita ou popular). Segundo Tereza Amaral, grande baluarte das oficinas, já foram encerradas algumas inscrições.

Bom, após a expectativa do anúncio da programação oficial do Festival, agora vivemos a da chegada do período em que Garanhuns recebe uma atenção pra lá de especial.

Viva o Festival de Inverno!


Nossos artistas no Festival

Se não me falha a memória, após as suas duas primeiras edições, o FIG volta a ter em sua programação um número mais expressivo de artistas da terra. São 18 participações confirmadas e, segundo o Secretário de Turismo Ivan Júnior, esse número pode aumentar, já que existe a possibilidade de ser anunciada uma atração (local) para o palco da Esplanada Guadalajara.

Na próxima edição do Correio, pretendemos, publicar nesta coluna, como fizemos no ano passado, tudo que pudermos sobre os nossos artistas que estarão se apresentando no XIV Festival de Inverno. Para isso, esperamos contar com a colaboração de todos, para que possamos dar informações precisas sobre o trabalho de cada um. Contato com este colunista pelo telefone 88038292. Por enquanto, destacamos da programação oficial os nomes e os seus respectivos locais, para que desde já tenhamos a atenção devida com nossos representantes nesse grandioso evento, não só porque são pratas da casa, mas porque realmente merecem nossos aplausos.

Avenida Santo Antônio (Palco Cultura Popular):

Dia 09 de julho (sexta-feira) Gonzaga de Garanhuns.
Dia 13 de julho (terça-feira) Muendas de Pernambuco
Dia 15 de julho (quinta-feira) Gaiteiros de Garanhuns

Parque Ruber van der Linden (Palco Instrumental):

Dia 09 de julho (sexta-feira) Audejan.
Dia 10 de julho (sábado) Marcos Cabral.
Dia 12 de julho (segunda-feira) Sacrifice Blues Band.
Dia 13 de julho (terça-feira) Soul Blues.

Parque Euclides Dourado:

(Palco Pop):

Dia 10 de julho (sábado) Eclipse Urbano
Dia 15 de julho (quinta-feira) Karla Cybele

(Palco Forró):

Dia 12 de julho (segunda-feira) Forró Pesado.
Dia 13 de julho (terça-feira) Rivaldo e Ailton.

(Palco Dança):

Dia 13 de julho (terça-feira) Grupo Cênico Calabouço.
Dia 14 de julho (quarta-feira) Cia. de Dança Pau-de-arara.

Teatro Luís Souto Dourado (Centro Cultural):

Dia 11 de julho (domingo) O Fantástico Mistério de Feiurinha (Grupo Diocesano de Artes).
Dia 15 de julho (quinta-feira) Frei Molambo (Cínicos de Cênicas)

Esplanada Guadalajara:

Dia 11 de julho (domingo) (?) "Forró Pé de Serra".

Segundo informações da Secretaria de Turismo, há três nomes de Garanhuns que fazem parte do grupo de oficineiros do XIV FIG.


No Clima do Festival
Ano III

Desde o último dia 17, estamos apresentando pela Marano FM, "No Clima do Festival" Ano III, que tem a produção deste colunista e Luciano André e a supervisão geral do radialista Tony Duran. O programa, que vai ao ar de segunda à sexta, às 12:20, 14:20, 16:20 e 18:20, além de apresentar blocos musicais com atrações do XIV FIG e de festivais passados, tem também a finalidade de passar ao ouvinte todas as informações do evento. Entrevistas com artistas e pessoas ligadas ao evento e as expectativas da população em geral completam, de forma dinâmica, o formato do programa.

Informações pelos fones 37611666 (Rádio), 88038292 (Janduy) e 99213521 (Luciano).


Monte Sinai FM

A 87,9 está com programas especiais para o XIV Festival de Inverno de Garanhuns. A idéia é do radialista Valdir Marino, velho conhecido nosso na produção de programas e coberturas de grandes eventos. A programação teve início no dia 30 de maio com a seqüência "Contagem Regressiva". Já no dia 11 de junho aconteceu a estréia do programa "Intervalo", musical apresentando por Valdir Marino e que tem a participação do ouvinte opinando sobre o FIG, levado ao ar todos os dias das 12 às 13 horas. No mesmo dia, teve início o programa "Eu Estarei no Festival", que vai ao ar às 18 horas e tem a comunicação de Eugenio Sobrinho. Ainda está inserida na programação a seqüência "Flash do Festival", em que são destacadas atrações do evento. Fechando o leque de especiais, no sábado Marino apresenta "Festival e Flores", que tem também o intuito de promover o FIG.