Garanhuns, 19 de junho de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

COLUNA DE ULISSES

Ulisses Pinto


DIA DA IMPRENSA Aconteceu no último dia lº de junho o Dia Imprensa, comemorado aqui em Garanhuns. Na última edição, por equívoco, erro de digitação, saiu lº de julho.


TRANSFORMAÇÕES Muita gente do bairro da Boa Vista, inclusive pessoas idosas, não gostaram da mudança dos ônibus da Praça Jardim para a Praça "Dois Irmãos", local apertado. É que, quem viaja para tomar a condução com destino a Caruaru ou Recife, o ponto ficou mais distante. Estamos nos referindo aos veículos que servem à Vila do Quartel e do Indiano. Essa história de que houve pesquisa é conversa pra boi dormir. Nos perguntamos por que modificar um local amplo para ficar o ponto na Praça Irmãos Miranda? É assim que a prefeitura quer ganhar a eleição?


SUCESSÃO O próprio Jorge Branco (filho de Dr. José Tinoco) falou pela Rádio Marano, no último dia 15, que vai sair candidato pelo PFL e os partidos aliados PV e PC do B escolherão o vice. Entretanto, Dedé Seixas, do Partido Comunista, não concorda.

A mesma emissora anunciou que Givaldo Calado (PPS), numa aliança com o PTB, poderia sair candidato a vice do médico Bartolomeu Quidute. Sobre essa notícia saiu falamos com o Sr. Pedro Gerson, ligado a Givaldo, o qual não confirmou a este colunista essa informação. Mas ele disse que "em política tudo pode acontecer", embora o candidato do PPS esteja em segundo lugar nas pesquisas e por isso pretende concorrer ao Executivo de Garanhuns.

Aliás, o Dr. Silvino está com esperança que Givaldo saia companheiro de chapa de Luiz Carlos da Farmácia. O certo é que Givaldo tem três caminhos: manter o seu nome para prefeito, ser vice de Luiz ou ser vice de Bartolomeu.

Quanto ao nome de Márcio Quirino, até agora não confirmou o seu nome pelo PDT. Gedécio Barros, vereador, aspira o mesmo cargo. A Comissão Provisória dessa agremiação vai resolver a questão.

Uma coisa já dissemos, desde o início do ano: o deputado federal Armando Monteiro continua com Bartolomeu até o dia da eleição. Isto vai acontecer. O caro Márcio confiou demais e tudo faz indicar que ele, o viceprefeito, não sairá candidato a prefeito, salvo a vereador, coisa que não acreditamos.

A realidade patente é esta: a luta mesmo será travada entre dois nomes: o de Luiz Carlos de Oliveira (PMDB) e o de Bartolomeu Quidute (PTB). Um desses será o futuro chefe do Executivo, pois ambos têm bagagem eleitoral e grandes apoios. Achamos até que Givaldo deveria ser vice do Dr. Bartolomeu ou do farmacêutico Luiz Carlos. Mas isto é com o vereador do PPS.


EMENDA Está muito complicado o caso da Emenda Constitucional que altera o número de vereadores. Falta ainda o senado dar talvez a última palavra. Pode até vigorar a emenda, porém só a partir de 2008 (eleições municipais).


GRANDE CRIANÇA O exdirigente sindical José Sales, conhecido como Criança, merece nota 10 pelo email que enviou ao presidente da República (o texto está na pág 2 deste jornal) protestando contra a frase atribuída a Lula, dizendo que "Garanhuns só tem jegue". Sales é mais garanhuense de que muitos que nasceram no nosso querido município. A Rádio Sete Colinas, no último dia 14, colocou no ar a mensagem de expresidente do Sindicato dos bancários.