Garanhuns, 05 de junho de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
GERAL
 

Município de São João define programação da festa junina

Dando continuidade ao processo de resgate e valorização da cultura popular, o prefeito de São João, Antônio de Pádua, se reuniu durante toda esta semana com a secretária de Educação Cultura e Desportos, Joselma Assis, secretária de Planejamento, Governo e Ação Social, Santina Izabel, e secretário de Administração, David Siqueira, e suas respectivas equipes e já fechou toda a programação para os festejos juninos deste ano, que comemora o padroeiro do município, São João Batista.

A novidade deste ano é que a festa no centro da cidade, passará de 4 para 5 dias, com shows com artistas regionais, bacamarteiros, bandas de pífanos e bandas de forró.

A abertura oficial da festividade junina será na zona rural de São João, com início no próximo sábado, dia 05, quando haverá uma apresentação da quadrilha do Sítio Riacho, e show com o Grupo Forró Pesado, que ao som de muito forró promete fazer um arrasta-pé até o amanhecer. O evento começa a partir das 20 horas, e é promovida pela Associação Comunitária Nova Esperança (ACONE), com o apoio da Prefeitura de São João, através da Secretaria de Educação Cultura e Desporto.

Outro ponto de destaque da festa em São João é pé de moleque gigante, com mais de 40 metros e cerca de 500 kilos. Dentro de alguns dias a programação oficial do São João será divulgada nos meios de comunicação de Garanhuns. Aguarde!

Capacitação em São João - Toda a equipe de profissionais da Secretaria de Saúde de São João, participaram, durante a semana passada, do II curso sobre Aleitamento Materno, ministrado pelas médicas Márcia Maria de Carvalho e Chistine Mary Aires.

A capacitação faz parte de uma série de medidas tomadas pelo secretário de saúde de São João, Dr José Carlos, para implantação do primeiro Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), cujas modificações físicas, no Hospital Josefa Cordeiro Vilaça, onde vai funcionar o centro, estão em ritmo acelerado, e devem ser concluídas dentro de alguns dias. O secretário explica que o CIAMA, que é o primeiro centro de aleitamento instalado no Agreste Meridional, terá instrumentos para fazer o desmame, além de um trabalho voltado para educar as nutrises sobre a importância de amamentar seus filhos, além de fazer a coleta e armazenamento do leite materno.

"Mais uma vez, estamos dando um grande passo no sentido do fortalecimento da saúde da população de São João. Com mais esse curso, os profissionais da área de saúde de São João estarão aptos para integrarem o CIAMA, que será inaugurado em breve", afirmou DR. José Carlos.

A diretora de Saúde de São João, Drª Severina Farias, o médico Paulo Batista, e a enfermeira Adriana Maia, participaram do Curso de Humanização da Assistência ao Parto, e ao Aborto incompleto, previsto pela Lei, realizado a semana passada no Garanhuns Palace, em Garanhuns.