Garanhuns, 05 de junho de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
ESPECIAL
 

Secretaria da Saúde anuncia campanha contra a pólio

Está chegando a hora de tomar a gotinha. No próximo dia 5 de junho tem início a campanha nacional de vacinação anti-poliomielite, destinada aos menores de cinco anos. Em Pernambuco, o secretário de Saúde, Guilherme Robalinho, fará a abertura oficial do evento na sede da Associação de Apoio à Criança Deficiente (AACD), a partir das 8h. A ausência de casos de poliomielite no Brasil, desde 1989, confirma a eficácia das campanhas de vacinação.

E, para manter esse quadro, serão realizados eventos de divulgação da atual campanha. Na próxima terça-feira, a Secretaria vai promover um encontro com jornalistas, na Sociedade de Medicina de Pernambuco, das 9h às 12h. Na ocasião, a gerente estadual do Programa Nacional de Imunização, Ivone Ferreira, vai expor as ações e resultados de campanhas anteriores, ressaltando a importância da vacina. Os jornalistas receberão um kit contendo o histórico das campanhas, panfletos informativos, camiseta de propaganda e medalha.

Os últimos casos de poliomielite em Pernambuco datam de 1988, enquanto que no Brasil o último caso foi registrado em 1989. Para manter esse quadro, são realizadas campanhas anualmente. Este ano, 140 mil folderes e 100 mil cartazes serão distribuídos no Estado e 1,3 milhão de doses da "gotinha que vale ouro" serão aplicadas em crianças menores de cinco anos.

A exemplo do que ocorreu na campanha nacional de vacinação de idosos, a contra pólio também será lançada na Estação Central do Metrô, no horário entre as 8h e 17h, com uma mobilização da população. As crianças que passarem pelo local, além de receber a dose da vacina, poderão se divertir com piscina de bolas, cama elástica, recreadores e teatrinhos. Também haverá orientação sobre aleitamento materno, saúde bucal, queimaduras e nutrição.

As vacinas estarão à disposição da população nos postos de saúde, onde os cartões de vacinação serão atualizados.