Garanhuns, 05 de junho de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
ESPECIAL
 

Famílias carentes tem apoio do Governo

Representantes de 17 municípios que participam do Plano Nacional de Atendimento Integral à Família (PAIF) participaram na última quinta, dia 03, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, na Avenida Cruz Cabugá, 665, em Santo Amaro, de um encontro em que vão debater o desenvolvimento das ações do programa no Estado. O plano é uma iniciativa do Governo federal, implantado em Pernambuco no fim do ano passado com o objetivo de integrar ações de assistência social às famílias carentes que vivem em situação de risco social.

O encontro, dividido em três etapas, contou com 54 participantes dos municípios de Caetés, Brejão, Chã Grande, Garanhuns, Lagoa do Ouro, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Recife, Serra Talhada e Sertânia. Na etapa inicial, foi feita uma análise do trabalho dos gestores do programa. Em seguida, foi apresentados modelos de projetos necessários à integração do PAIF. Eles devem conter justificativas, objetivos, estratégias de operacionalização, recursos físicos e infra-estrutura de cada cidade. No último módulo, foi repassado o procedimento unificado para a expansão do programa.

A gerente de Unidade de Programas Especiais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Kilma Luna, explica que "o programa é um instrumento fundamental para a identificação das famílias em situação de vulnerabilidade e esses encontros reforçam a importância de se manter o foco das ações no núcleo familiar, para que se possa, efetivamente, atingir as metas previstas".