Garanhuns, 05 de junho de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO & MÍDIA

Ronaldo César


Roberto Almeida

Há alguns anos Garanhuns acompanhou o retorno de Roberto Almeida, que deixava a movimentação da vida na capital pela nossa vidinha de interior, e a história de nosso rádio, principalmente seu jornalismo, nunca mais foi o mesmo. Poderíamos dizer que antes de Roberto os nossos noticiários eram restritos às rádios AM, com a popular Ronda Policial e o falecido "A Cidade em Foco" da Rádio Difusora e os jornais produzidos pela Meridional, entre eles o grande Jornal Meridional. A revolução da informação nas rádios FM, a iniciar com o Jornal da Sete (Colinas), depois Marano e agora 2ª edição do Jornal da Sete, é um serviço à sociedade, com a assinatura do homem que se tornou símbolo da competência e amor à sua profissão. Hoje Garanhuns conta com grandes nomes em suas rádios FM que fazem da informação a sua profissão de fé: Luciano Andrade na 7 Colinas e Marcos Cardoso na Marano são exemplos disso, ainda Lenildo Ramos, Waldir Marino, Jonas Lira, Eugênio Sobrinho, Rocir Santiago, Thiago Correia, Gerson Lima, Fernando Rodolfo, Glácio Dória, Simão Silva, entre outros. Não fosse apenas o rádio, Roberto edita o Jornal impresso Correio Sete Colinas que coloca no papel os acontecimentos mais importantes da região além de contar com um quadro de colaboradores que oferecem vários ângulos de visão sobre os mais variados temas que influenciam diretamente o comportamento das pessoas e cotidiano da cidade. Sei que agora, ancorado sob os cuidados de Terezinha, sua família e seus médicos, o inquieto Roberto deve estar se coçando diante da possibilidade de simplesmente parar. Como neste caso o restabelecimento da saúde é mais importante, desejamos um retorno primeiro dela para depois voltar às suas atividades.


Golpes baixos

Depois de algumas demonstrações de que poderemos ter uma campanha eleitoral de baixo nível, sinceramente fico temeroso que tenhamos um Festival de Inverno marcado pelo descontrole e troca de insultos. O Festival é nosso maior produto turístico e orgulho do nosso povo, e não merece ser usado como palco para troca de acusações que descambam para vidas particulares que não dizem respeito ao seio da sociedade. Precisamos demonstrar que nossa educação e hospitalidade são maiores que o acirramento político eleitoral.


O Cristo do Magano

Na noite do último dia 27, a prefeitura realizou um evento em que apresentou ações que serão realizadas ainda neste final de mandato. Algumas obras chamaram a atenção como a urbanização do Cristo do Magano, que receberá segurança, cafeteria, loja de souvenirs, canteiros, jardinagem e um desenho de uma rosa dos ventos feita em pedras portuguesas.


O Cristo do Magano II

Essa revitalização de um importante marco da história garanhuense será o presente de aniversário do Cristo, que em 2004 está completando 50 anos de sua construção e inauguração pelo prefeito Celso Galvão.


Loja Maçônica

...E por falar em pontos turísticos, será construído o Monumento da Loja Maçônica, que ficará próximo ao Santuário da Mãe Rainha. Com certeza deverá se tornar uma área de visitação dos turistas, pela beleza do projeto e do local onde será edificado.


Padres X Radialistas

Na política a gente já sabe que os padres estão bem, mas na bola a conversa é outra. Nesta segunda-feira, os homens de batina terão mais uma chance de quebrar o tabu de nunca terem vencido os homens do microfone. A partida de futsal será na quadra do SESC, logo depois da missa celebrada na catedral especialmente para a imprensa. O evento faz parte das comemorações da Trezena de Santo Antônio.


Cursos Profissionalizantes

Repercutiu positivamente o comentário do Secretário de Comunicação de Garanhuns, Roberto Cardoso, defendendo a instalação de cursos universitários em nossa cidade na área de comunicação, publicidade e jornalismo. Alguns nomes de nossa imprensa acreditam que até mesmo cursos técnicos para formação de técnicos, operadores e outros profissionais para área de rádio seriam bem vindos, profissionalizando uma mão de obra que se encontra em expansão na cidade com a abertura de rádios, jornais e empresas à procura de publicitários.


Mister Brown

Algumas mudanças nas rádios locais tocaram a população. Na rádio Marano causou surpresa a saída de Edson Miranda. Na Estação Sat, já informada na edição anterior deste jornal, saíram Cássia Amaral e o operador Bosco dos Anjos. Para a vaga deixada por Bosco entra Hugo Leonardo que trabalhava na Monte Sinai FM e no microfone que era de Cássia agora fala Mister Brown, comunicador e comediante de larga experiência em Garanhuns.


Mister Brown II

O interessante é que Brown estava trabalhando na rádio do circuito interno do Magazine Pérola de onde também saiu Odair Junior para a Estação Sat.


Mostra de Teatro

Garanhuns respira teatro com a Mostra e Seletiva para o Festival. Nossos artistas cênicos no grande palco lúdico do Teatro Alfredo Leite Cavalcante.


Segundona

Movimentação nas noites de Garanhuns, são os torcedores que estão acompanhando Santa Cruz, Sport e Náutico em seus obstáculos em busca do retorno à primeira divisão. São amigos que se encontram nas noites de terças e sextas, nas tardes de sábado e agora nas manhãs de domingo. A paixão é tanta que não tem garoa nem aconchego de lençóis que afastem os torcedores das frentes de TV´s e telões.


Concurso de Quadrilhas

De 09 a 12 de junho Garanhuns realizará o seu maior concurso de quadrilhas, inclusive com grupos culturais de outras cidades. Na categoria "estilizada" onde o clima de competição é mais visível, teremos oito grupos: Mandacaru, Leão do Norte, Rabo de Saia, Conexão, Brilho da Lua, Cabra da Peste, Chamego na Roça e Mandacaru do Sertão. Este ano o Grupo Cultural Arrasta-Pé não vai estar competindo, uma escolha feita pelo grupo que fará apresentações especiais em vários bairros da cidade.


Leonardo Brício

Primeiro grande nome para o Festival de Inverno, o ator Leonardo Brício, que vive o Ulysses na novela Da Cor do Pecado, deverá chamar a atenção para o Centro Cultural. Se durante as peças locais nós já contamos com o teatro lotado, imaginemos então com um nome global que está em seu melhor momento da carreira, numa novela com altos índices de audiência. Inevitavelmente seus ingressos serão muitos disputados.


Programação do Festival

Estamos vivendo o clima de expectativa dias antes da divulgação da programação do maior evento multicultural do Nordeste, o Festival de Inverno de Garanhuns. Alguns nomes de artistas que nunca se apresentaram em nosso festival são sempre mencionados, de vários estilos musicais, como Benito di Paula, Marisa Monte, Chico Buarque, Djavan e até mesmo Agnaldo Timóteo. Vale a espera, lembrando sempre que a proposta do festival é mais importante que sua programação.


Oficinas

Estão abertas as inscrições para quem deseja aproveitar o FIG para investir no aprendizado. São várias oficinas nas mais diversas áreas. Informações e inscrições no Parque Euclides Dourado.


Solidariedade

Solidarizo-me com o empresário Luís Carlos de Oliveira pelo duro golpe sofrido esta semana. Acredito certa sua posição de não responder pois quem joga um panfleto nas ruas e não assina não merece resposta. Caso alguém tenha algo contra o empresário ou qualquer outro pré-candidato ou ainda qualquer cidadão garanhuense e esteja se sentindo prejudicado, que procure seus direitos na justiça, pois as polícias militar e civil, o Ministério Público e o Poder Judiciário estão aí para coibir qualquer infração da Lei Brasileira.