Garanhuns, 22 de maio de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
ESPECIAL
 

Alunos do Estado dispõem de serviço virtual

Alunos do ensino médio estadual têm um novo instrumento para ingressar nas universidades e no mercado de trabalho. Trata-se da concessão dos serviços do Portal Universia, fruto de um convênio do Governo do Estado e o banco espanhol Santander Banespa, firmado nesta última terça-feira (18.05.04) em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, com a presença do governador Jarbas Vasconcelos. O acesso será pelo Portal do Programa Escola Aberta (www.abcdigital.org.br) ou do site da Secretaria de Educação (www.educacao.pe.gov.br).

São 23.580 alunos de 48 escolas estaduais que terão disponíveis orientações sobre o vestibular, dicas de redação, provas interativas com respostas corrigidas automaticamente, recomendação de livros e o cronograma dos vestibulares de todo o país. Além de um guia de profissões com informações sobre diversos cursos e acesso a um fórum sobre temas variados. Também terão disponíveis 50 cursos na área de informática e saúde.

"Esse convênio abre uma perspectiva de melhoria da qualidade de ensino. Com o acesso gratuito às informações disponibilizadas na Internet, os alunos da rede pública estadual poderão ampliar seus conhecimentos e terão maiores possibilidades de ingressar na universidade e no mercado de trabalho", afirmou Jarbas Vasconcelos. O Universia Net possui a adesão de 750 universidades da América Latina e Europa e 2,4 milhões de usuários cadastrados. Nos últimos 12 meses, as 250 empresas conveniadas ao Portal Universia ofereceram mais de três mil vagas de emprego.

No Brasil, o Universia reúne 161 instituições de ensino. "Além do acesso às informações, os nossos alunos terão contato direto com as 750 universidades que hoje fazem parte do Portal, o que irá possibilitar um maior intercâmbio entre eles e essas instituições de ensino", disse o secretário de Educação e Cultura, Mozart Neves.

O banco espanhol Santander Banespa tem a Rede Universia como seu braço tecnológico. "Os serviços e conteúdos do Portal Universia Net são desenvolvidos por meio de parcerias com instituições de ensino superior", disse o representante do Portal Universia Internacional, Ignácio Berdugo.