Garanhuns, 22 de maio de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Especial
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
ESPECIAL
 

Governo leva ações de apoio ao campo para Agreste e Sertão

O secretário de Produção Rural e Reforma Agrária, Gabriel Maciel, esteve no último fim de semana em visita às regiões do Agreste Meridional e do Sertão Central de Pernambuco, onde apresentou nos municípios de Garanhuns e Águas Belas o Programa Peixe de Pernambuco e assinou convênio para implantação de uma Central de Inseminação Artificial. Também discutiu com pescadores locais ações que possam impulsionar o setor da piscicultura. Segundo ele, o objetivo é produzir o pescado sem causar danos ao meio ambiente e buscando a igualdade social.

O programa vai beneficiar quinhentas famílias de pescadores de Garanhuns, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Ibimirim, Lagoa do Carro, Petrolândia, Riacho das Almas, Belo Jardim, Bodocó, Araripina e Bonito. Mas, o projeto será expandido gradativamente a outras regiões do Estado onde as condições de água, solo, áreas disponíveis, topografia, mercado e organizações comunitárias sejam favoráveis.

Durante a visita do secretário ao Agreste, o diretor de Extensão Rural da Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA), Giuberto Ramos, assinou convênio para implantação de um escritório do órgão, que é vinculado à Secretaria de Produção Rural e Reforma Agrária, no município de Calçados.

Inseminação Artificial - Já, em Águas Belas, foi assinado convênio entre a Secretaria de Produção Rural e Reforma Agrária, Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC) e Associação dos Criadores e Produtores de Leite de Águas Belas e Região para instalação de Central de Inseminação Artificial.

Como medida inicial, serão doadas quinhentas doses de sêmen de touro da raça Pardo Suíço para inseminar matrizes mestiças. A idéia é fortalecer o desempenho produtivo e reprodutivo do rebanho bovino leiteiro da região com melhoria genética, aumentando a taxa de parição para, no mínimo, 75%.

Torneio - O secretário Gabriel Maciel visitou ainda a 3ª Festa do Leite de Riachão, evento organizado pela comunidade rural. Ele conheceu o trabalho desenvolvido por núcleos produtivos de resfriamento de leite. Ao todo, são 33 unidades espalhadas pelos municípios de Águas Belas, Itaíba e Tupanatinga. Em cada um deles existe um tanque com capacidade para três mil litros de leite.