Garanhuns, 08 de maio de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
GERAL
 

Escola municipal "Miguel Calado Borba" campeã absoluta no ensino

O conceituado jornal pernambucano "Gerando Notícias" número 3, de março de 2004, publicou o seguinte:

"O Programa Se Liga Pernambuco" no ano próximo passado, foi destaque no estado de Pernambuco, ocupando a primeira posição com um índice de 99,6% de aprendizageem. É bom frizar que o programa acima referido teve um êxito sem precedentes em Angelim, alcançando também um aproveitamento que por pouco não atingiu os 100%. Este ano de 2004, a tradicional Escola Miguel Calado Borba está mais uma vez participando de um Programa que no mesmo estilo do acima citado e que, de forma igual vem preenchendo plenamente as espectativas da coordenadora Ana Arlete e de todas professoras que assumiram mais uma vez a tarefa árdua de ministrar o ensinamento a alunos que de uma forma ou de outra têm dificuldades no aprendizado mas que já no início, mostram-se bastante interessados em galgar um lugar melhor no curso de seus aprendizados, participando dessa maneira com os objetivos dos abnegados professores e responsáveis.

O programa "Acelera Brasil" está de parabéns também por já no início do ano ter a participação mais do que especial dos alunos, razão de todos, principalmente dos promotores e patrocinadores, prefeito Marco Calado, seu vice Josemir Miranda, secretária de Educação Ivonete da Costa Morais e as dedicadas, professoras. Está mais uma vez de parabéns o ensino pernambucano particularmente o de Angelim, a cidade que a gente merece!...

EDUCAÇÃO - A Escola Ativa é uma estratégia metodológica, voltada para as classes multisseriadas, que combina uma série de elementos de caráter sócio-pedagógico e administrativo, buscando aumentar a qualidade da educação oferecida naquelas classes, situadas notadamente na área rural.
As principais concepções que a fundamentam:
1º Aprendizagem ativa centrada no aluno.
2º Aprendizagem cooperativa.
3º Avaliação contínua e no processo.
4º Recuperação paralela.

Escolas que estão no projeto, em nosso município:
Escola Antônio Bezerra da Silva situada no sítio Peri-Peri
Escola João Bezerra dos Santos no sítio Papa-Mel
Escola José Domingos de Araújo, sítio Estivas
Escola Major Joaquim Vitalino no Sítio Poço do Boi e
Escola Pedro Soares de Sales no Sítio Cerquinha.

O projeto Escola Ativa, tem como principal objetivo definir ações prioritárias para o fortalecimento da gestão escolar mediante formação continuada dos seus coordenadores e professores, além de promover maior integração entre escola e comunidade, com dinâmica buscando estimular a participação e o envolvimento de toda comunidade escolar. Por fim, a escola é o espaço que a sociedade acredita ser o ideal para reproduzir os valores tidos como importantes para sua manutenção.

O projeto acima é mais uma dedicação e prova do esforço do administradores prefeito Marco Calado e seu vice Josemir Miranda, que juntos e em um só pensamento, voltam-se para o melhor, para os jovens angelinenses, a educação, alicerce imortal na construção dos homens e mulheres do futuro da nossa terra. É amanhã nascendo para cada jovem de nossa terra que nos últimos sete anos e quatro meses, desfrutaram de grande privilégio de ter homens de bem na direção de um município pobre é bem verdade, mas rico de uma juventude que espera um amanhã pleno como o hoje em que vivemos. Todos nós temos uma responsabilidade, e grande! Cabe a cada um de nós, pais angelinenses, optarmos sempre pelo melhor para que o pior não aconteça. Cabe a todos a responsabilidade de mantermos esse padrão em que vivemos e que transformou Angelim, na cidade que a gente merece.