Garanhuns, 08 de maio de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO CULTURAL

Carlos Janduy


Prof. Luiz Tenório: Educador inesquecível

Garanhuns perdeu no dia 24 de abril, um dos seus maiores expoentes: Prof. Luiz Tenório de Carvalho. Homem de presença marcante, ele conquistava a todos com sua sinceridade, alegria, espirituosidade, e simpatia irradiante.

Eu, que tive a feliz oportunidade de conhecê-lo e desfrutar de sua amizade, sei o quanto ele representou como educador, como conselheiro e incentivador dos projetos que engrandecessem o povo de Garanhuns. A preocupação com a formação dos seus alunos era uma bandeira sempre hasteada na sua mente e defendida por seu coração.

Como bem disse o Prof. Albérico Fernandes, em relação ao Mestre que se foi, "o homem vai, ficam a saudade e a lembrança dele, que em vida foi um exemplo para todos".

À família do Prof. Luis Tenório, nossas condolências, e a certeza de que a perda é irreparável, mas que "Deus não arrebata de nós aquele que amamos, oculta no Seu coração para que esteja mais perto de nós", como disse Maurice Dundel.


Show "O Porto" foi apresentado no SESC

No dia 29 de abril, a cantora Karla Cybele fez uma apresentação, no Salão de Eventos do SESC Garanhuns, dentro do projeto "A Quinta da Música". O show, preparado inicialmente para a programação de maio do SESC, trouxe em seu repertório, músicas contidas no primeiro disco da intérprete, lançado em outubro do ano passado e outras mais, que levaram ao público, que lá esteve para prestigiar a artista, momentos prazerosos com a boa música popular brasileira.

Os músicos Klayton (violão), Vérisson (violão), Tarcísio (baixo) e Rômulo (percussão) formaram a banda que acompanhou Karla Cybele. O show contou também com as participações especiais do talentoso músico Júlio César e dos artistas cênicos Irapoã Ribeiro e Suzana Torres, que fizeram uma bela performance de dança. A sonorização ficou a cargo de Luciano (Lu Bicão); a iluminação foi de Julierme Galindo; o figurino, de Sandra Albino e a maquiagem, de Sandro Rogério.
Torcemos muito para que Karla Cybele entre no Circuito do SESC, faça parte da programação do XIV Festival de Inverno de Garanhuns, e claro, realize seus sonhos mais altos em relação a sua carreira musical.


"A Arte de Falar em Público"

A Midi@ 3 - Assessoria e Marketing estará promovendo a aula-oficina "A Arte de Falar em Público", para alunos do Ensino Médio das escolas públicas de Garanhuns. O projeto consiste em oferecer dicas, orientações, técnicas e truques, para vencer o medo de falar em público, como também a descoberta das potencialidades de cada um nessa habilidade humana, tão necessária. Segundo Gerson Lima, elaborador do projeto, a finalidade da aula-oficina é contribuir de forma efetiva, com alunos que tenham dificuldade em se expressar, principalmente em público.

O projeto é gratuito e atende exclusivamente aos alunos do Ensino Médio.
Mais informações, com a Midi@ 3, pelo telefone 3761-3324.


José Gomes Sobrinho

O escritor garanhuense José Gomes Sobrinho faleceu no último dia cinco, às 10h45min, em Palmas-TO. O corpo foi velado na Assembléia Legislativa do Estado e sepultado com todas as honrarias dadas pelo governo ao escritor, que era motivo de orgulho, não só para Pernambuco, como também para o Estado que lhe adotou.

Gomes Sobrinho era ocupante da Cadeira Nº 11, da Academia de Letras de Garanhuns, cujo patrono é Alfredo Leite Cavalcanti.

Poucas foram as vezes que me encontrei com ele, mas esses poucos momentos foram suficientes para saber o quanto ele era especial. Senti profundamente a sua partida.


Lançamento

A Academia de Letras de Garanhuns e a Estação Sat/Garanhuns FM promovem hoje, a partir das 20h30min, na sede da ALG, situada na rua XV de Novembro, 287 - Centro, o lançamento do CD "Nossos Hinos", que reúne o Hino Nacional, o Hino de Pernambuco, em várias versões, e o Hino de Garanhuns; este último de autoria de João Marques dos Santos, hoje, de execução obrigatória nas solenidades do Poder Executivo e do Poder Legislativo Municipais, conforme Lei 3.160/02, de autoria do Vereador Givaldo Calado.

Na oportunidade, o poeta e cronista João Marques, irá proferir palestra sobre o tema "Refletindo Garanhuns".