Garanhuns, 08 de maio de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CIDADE
 

SAMU vai ser implantado em Garanhuns

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU vai ser instalado em Garanhuns ainda este ano. A afirmação é do secretário de saúde do estado, Guilherme Robalinho em resposta a indicação do deputado Izaías Régis (PTB) para a implantação do serviço na cidade. Garanhuns faz parte das IV Região de Saúde - Caruaru, que engloba 32 municípios do agreste. De acordo com a secretaria de saúde do estado, o projeto piloto foi enviado ao Ministério da Saúde em dezembro do ano passado, mas só agora recebeu aprovação.

Até o final do ano o governo federal promete investir R$ 297 milhões na compra de novos equipamentos para serem distribuídos em 1.700 municípios do Brasil. Esse investimento inclui a instalação de 132 Centrais de Regulação do SAMU, além da compra de 1.480 ambulâncias de atendimento básico e UTI's móveis. Desse número, 480 serão entregues a 229 municípios até o final de junho e até o final de julho, o serviço receberá mais 600 veículos.

Funcionamento - O serviço móvel de atendimento pré-hospitalar conta com equipes de suporte básico - auxiliares e técnicos de enfermagem - capacitadas para o atendimento de urgências com risco moderado de vida, e equipes de suporte avançado - médicos e enfermeiros - para atendimento de casos graves.

Para acionar o SAMU, basta uma ligação gratuita para o telefone 192. Os pedidos de socorro são atendidos nas Centrais de Regulação, que funcionam 24 horas, sempre com a presença de um médico.