Garanhuns, 24 de abril de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
GERAL
 

Jupi confirma avanços no social

Apesar de algumas críticas da Oposição, o Governo de padre Ivo Francisco em Jupi apresenta números que não podem ser contestados. O município em pouco mais de três anos avançou em todos os setores, principalmente no social. A educação, a saúde, a agricultura, os esportes, a cultura, a infra-estrutura, todos esses setores receberam cuidados especiais do prefeito, que como se sabe encontrou um município literalmente arrasado

O Governo da Solidariedade, como é denominada a gestão de Pe. Ivo, implantou no município o Programa Leite de Pernambuco, adquiriu um veículo Besta 0 km para transporte dos moradores e agilizou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o PETI. A prefeitura ainda incrementou o Programa de Cesta Básica, o Agente Jovem e criou o Mutirão da Cidadania, que permitiu a centenas de jupienses retirar os seus documentos.

AGRICULTURA - No setor de Agricultura, a prefeitura de Jupi distribuiu sementes, implantou secadores de feijão comunitários e criou o Banco do Povo. Construiu barragens e barreiros em toda zona rural, espalhou cisternas por todo o município, construiu e recuperou estradas e avançou com a eletrificação rural por todas as regiões. Pe. Ivo conseguiu ainda centenas de horas-máquina no campo, valorizando o trabalhador e a produção agrícola local.

SAÚDE - O Governo da Solidariedade reestruturou a unidade de saúde Claudina Texeira, ampliou o Programa de Saúde da Família (PSF) e as campanhas de vacinação, adquiriu ambulâncias e equipamentos modernos para o hospital e postos de saúde. Na administração atual, foi reorganizada e melhorada a farmácia do município, foram contratados novos médicos plantonistas e incentivadas as campanhas preventivas.

Ainda no campo da saúde foram contratados novos odontólogos (dentistas), foi comprada uma moderna unidade odontomédica, foram inaugurados novos postos de saúde e se implantou um posto de vacinação animal. A Vigilância Sanitária foi reforçada, se fizeram campanhas para erradicação da dengue e outras doenças e o Programa de Agente Comunitário de Saúde, PACS, recebeu reforço.

EDUCAÇÃO - Um dos setores do município a receber maior atenção do prefeito Ivo Francisco foi o de Educação. Como ex-professor, ex-diretor do colégio Diocesano e como padre ele não deixaria de investir o possível nessa área. E assim o Governo da Solidariedade construiu, ampliou e reformou escolas. Nenhum dos educandários da zona rural e cidade ficou fora da ação da prefeitura.

A prefeitura reconstruiu e ampliou a Escola Professor Fausto Cordeiro, no povoado Colônia, construiu a unidade de ensino José Salgueiro, no Grotão, além das escolas dos sítios Laje Grande e Tapera. Foi ainda construída uma escola exclusivamente para o PETI.

Na gestão do padre Ivo a escola Napoleão Teixeira, na cidade, foi reformada e ampliada e hoje conta com mais de dois mil alunos. O governo de Jupi criou e construiu a Biblioteca Municipal, formou a Banda Marcial do Colégio Napoleão Teixeira e ampliou o sistema de transportes de alunos na zona rural e povoados.

O Governo da Solidariedade investiu na capacitação dos professores, assegurou o transporte de estudantes para a faculdade em Garannhuns, comprou um veículo exclusivo da Secretaria de Educação, rateou os recursos do Fundef com o professorado, renovou o mobiliário escolar, melhorou a qualidade da merenda nas escolas, incentivou as tradições em Jupi, como o desfile cívico do 7 de setembro e garantiu a distribuição dos livros e material didático com todos os alunos da Rede Municipal.

Por tudo o que tem feito em Jupi, consciente de que este trabalho deve continuar, padre Ivo Francisco já decidiu que concorrerá à reeleição, em outubro de 2004. E pelas pesquisas realizadas no município a população está reconhecendo os avanços conquistados e dará mais um mandato ao atual prefeito.