Garanhuns, 24 de abril de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO POLÍTICO

Roberto Almeida


JORNAL

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, PT, lançou, enfim, o seu Jornal, no último dia 17. No tablóide, de quatro páginas é apresentado um perfil do promotor Alexandre e de 17 pré-candidatos a Câmara Municipal. Segundo Méviton Araújo, presidente da Executiva petista, serão distribuídos cinco mil exemplares em toda cidade.

A maioria dos pré-candidatos ao Legislativo e Alexandre Bezerra gostaram do jornal, todo feito em cima de propostas e sem se preocupar com ataques aos adversários. Quem também elogiou a linha do Jornal do PT foi a deputada estadual Teresa Leitão, que esteve em Garanhuns, no último final de semana e fez uma palestra sobre educação. A parlamentar também registrou sua satisfação com o encaminhamento da campanha do promotor.


TUCANOS I

O prefeito Silvino Andrade e o ex-deputado Carlos Batata travaram uma luta acirrada pelo controle do PSDB em Garanhuns, que gerou notas até na imprensa da capital. Segundo o jornalista Inaldo Sampaio a legenda tucana ficará mesmo com Silvino, que se comprometeu com o senador Sérgio Guerra a se filiar ao partido, pelo qual deverá disputar um mandato de deputado federal, em 2006.


TUCANOS II

Na verdade a maioria dos atuais integrantes do PSDB de Garanhuns está vinculada ao prefeito Silvino Andrade, caso dos vereadores Sivaldo e Mazinho, da ex-secretária Girlane Santana e de nomes eleitoralmente fortes para a Câmara, como Dr. Dimas e Paulo da Mochila. Todos esses apóiam a candidatura de Luís Carlos de Oliveira.


TUCANOS III

No bloco dos tucanos, ficam com Givaldo Calado o ex-deputado Carlos Batata, o ex-vereador Joaci Laurindo, Mano do Caetano e mais um ou outro que não tem a mesma expressão eleitoral. Mas não se enganem, Batata sozinho irá dar um trabalho dos "diabos" na campanha deste ano, como já antecipou nas entrevistas que andou dando nas rádios locais no último final de semana.


POSSIBILIDADE

A movimentação do empresário Jorge Branco (PFL), nos últimos dias, apontam mais o interesse em ser vice. Pode ser de Givaldo Calado (PPS), mas há o interesse também em compor com Luís Carlos, do PMDB. O prefeito Silvino, contudo, já disse aos aliados que esta possibilidade é remota.


PANFLETOS

Já existe uma quase certeza em relação aos panfletos golpeando de forma baixa o ex-prefeito Bartolomeu Quidute: eles não foram feitos pelo grupo de Silvino, muito menos por partidários do promotor Alexandre. A coisa partiria de quem tem interesse em promover um clima de guerra entre o atual prefeito e o ex, e até publicitários do Recife estariam envolvidos no esquema.


UNIÃO

A oposição fez um acordo e agora está unida em Caetés. O candidato do grupo para enfrentar Zé da Luz será Edinaldo Puça, que será apoiado por Lindolfo Almeida, Uziel Muniz, Fernando Rezende e Rafael Brasil Filho. Difícil, no entanto, é desbancar o favoritismo de Zé da Luz, candidato à reeleição.


FAVORITISMO

Por falar em favoritismo, alguns observadores da cena política do Agreste Meridional dizem o seguinte: na região só existem duas eleições decididas: a de Lagoa do Ouro, onde Marquidoves Vieira se reelege fácil fácil, e a de Caetés, onde Zé da Luz também ganha sem problemas.


MÃE RAINHA

O empresário Claudino de Souza não perde tempo. Aproveitou a inauguração do Santuário da Mãe Rainha, no último dia 18, e colocou uma barraca na Colina do Triunfo que serviu como ponto de apoio para o povo de Capoeiras. Da cidade vizinha vieram pelos menos seis ônibus trazendo devotos de Nossa Senhora.


MÃE RAINHA II

Tinha quase 30 mil pessoas eem Garanhuns, na inauguração do Santuário, e nenhum político de fora apareceu. O GI, que vinha todo, não deu as caras. Nem Mendoncinha e Sérgio Guerra, que sonham em governar Pernambuco. Só veio mesmo um obscuro deputado estadual de Alagoas. Vige Maria, que gente sem fé!


AUDIÊNCIA

O Jornal da Sete segunda edição tem dois fiéis ouvintes na cidade de Jupi: o padre Ivo Francisco, que é favorito para ganhar a eleição mais uma vez no município, e o vereador Marcos Viana, o Marquinhos, que também disputará o pleito, pelo PT.


ADESIVOS

Já circulam carros na cidade com adesivos que têm o nome de Luís Carlos e o slogan: "Garanhuns aprova". Será?


JÁ GANHOU

Agora que o jogo está mais ou menos definido está na hora de Izaías e Bartolomeu tomarem muito cuidado com o "já ganhou". Ninguém ganha nada de véspera e o último grande exemplo disso é o time do Santa Cruz.


PERGUNTAS

Muita gente na vizinha Capoeiras está sem entender porque a Secretária de Saúde do município, Neide Reino, se afastou do cargo, no final do período permitido para desincompatibilização de quem pretende disputar algum cargo em 2004. A noiva do prefeito Nenen poderá ser candidata à Câmara? Será a vice? Ou poderá até mesmo substituir Nenen na disputa contra Dudu? São perguntas que se fazem em Capoeiras.