Garanhuns, 24 de abril de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

COLUNA DE ULISSES

Ulisses Pinto


COMO VENCERÁ - O 1º suplente do PSDB, Carlos Batata (Câmara Federal), assumiu os destinos dessa agremiação em Garanhuns. Falou em emissoras de rádio e disse que eram livres os candidatos a vereador para ficar ao lado de Luiz Carlos, que é do PMDB, partido do prefeito Silvino Duarte.

Agora, vem a pergunta: Qual será mesmo o rumo dessa sua agremiação? (do "dr. Batata"). Ficará com o nome de Givaldo Calado ou com o do farmacêutico Luiz Carlos? Batata está com Givaldo, atual vereador do PPS e o homem da farmácia, tem o apoio do prefeito local.

Uma coisa é certa. O PSDB está dividido aquí e breve se saberá quem tem mais prestígio. O senador Sérgio Guerra é pro Luiz e Batata, Givaldo. Salvo engano de nossa parte, Sérgio Guerra vai terminar intervindo na Comissão Provisória e a legenda ficará ao lado do presidente da CDL.


CÂMARAS - Pelo Jornal do Commercio, edição do dia 20 do corrente, pode sair vitoriosa a Emenda Constitucional que diminui centenas de câmaras municipais que contam com 9 vereadores para 7, a partir de 2005. Tal emenda é do deputado federal do Partido Popular, Augusto Nardes (RS), tem parecer favorável do deputado relator Jeferson Campos (PMDB-SP). Se for aprovado na Câmara e no Senado, o número menor será de 7 e o maior, de 55 vereadores, a ter começo a 1º de 2005.

Disse o relator: "achamos melhor a proposta de reduzir em cerca de cinco mil vagas porque é a melhor que fica mais próxima da decisão do TSE."

Pela nota do "Commercio", os 2.029 municípios do Brasil que têm até sete mil habitantes serão os que terão maior perda de cadeiras. Já as cidades de tamanho médio para grande deverão manter o atual número de vereadores ou ganhar algumas cadeiras. Para o líder do PT na Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (SP), os deputados devem iniciar um debate para que haja redução de custos nas Câmaras de vereadores.

Pelo que se observa, muita água vai rolar pela ponte até meados de junho, nesse caso.


SUCEESSÃO - Pelo andar da carruagem, parece que Givaldo Calado e o promotor Alexandre Bezerra, vão mesmo disputar o pleito para prefeito de Garanhuns. Agora, Bartolomeu Quidute, Márcio Quirino e Luiz Carlos, são candidatos ao aludido cargo. Um desses cinco acima, será o nosso futuro chefe do executivo. Aliás, isto não será novidade.


CID FERREIRA - Apenas muita bondade de Cid Ferreira quando nescreveu para este colunista o seguinte, no Dia Nacional do Jornalista (7 deste): Ulisses Pinto - Rua Santos da Figueira, 65 - Boa Vista - Garanhuns/PE - A nobre arte de escrever, falar, entender e ser entendido, jornalismo exercido com seriedade sem apego material é você meu amigo Ulisses, o mais antigo e dos melhores deste estado, Cid Ferreira Freitas. Teleegrama tem o nº 24260, do Correio local.

Agradecemos a generosidade de Cid Ferreira, que vai sair candidato pelo PSDB ao cargo de vereador, com os apoios de todos componentes dos "Ferreiras", inclusive de Tony Neto, seu irmão, que saiu do páreo.

Você, Cid, parente "mochileiro, faz lembrar o "El Cid", e o Dr. Cid Sampaio, ex-governador deste Estado. Merece, sim, voltar ao Poder Legislativo porque tem capacidade de trabalho, honradez pelo pregresso da sua e da nossa Garanhuns. O mesmo faz parte do grupo político do dr. Silvino.


MARIA ALMEIDA - Por ocasião do "Dia do Exército", na solenidade do 71 BI Mtz, a distinta amiga Maria Almeida Rocha, emérita diretora do Colégio Santa Joana D'Arc, agradeceu um comentário nosso em jornal por ter a Câmara aprovado projeto de autoria do vereador Daniel, que lhe concede o título de Cidadã Honorária de Garanhuns. Aceitou de bom agrado, a nossa sugestão em data oportuna, de receber a honraria pelas mãos dos honnrados homens de bem "Dudu" (candidato a prefeito de Capoeiras) e Daniel, neste lutador de nossa terra como vereador e como enfermeiro do Dom Moura, candidato ao mesmo ncargo e que merece ser reeleito.


E O VICE? - Muito difícil, no momento, darmos um parecer sobre quem será o vice do Dr. Bartolomeu, Givaldo Calado, Márcio Quirino, Dr. Alexandre e Luiz Carlos. O Dr. Márcio é o único dos cinco que é filho de Garanhuns.


NÁUTICO - Com galhardia, tenacidade, humildade, o melhor do campeonato, o nosso alvirrubro e também do diretor deste jornal, Roberto Almeida, sagrou-se campeão de 2004, ao derrotar po 3x0, o Santa Cruz. Saudamos também o "tricolor" que ficou no segundo lugar.