Garanhuns, 24 de abril de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
CIDADE
 

A previdência social em Garanhuns

"A partir de 16 anos, os cidadãos que puderem contribuir devem inscrever-se na Previdência Social, e manter-se em dia com as contribuições para assegurar os seus direitos e a proteção à sua família".

Esse é um dos deveres do cidadão Inscrito na Previdência Social, que juntamente com a Saúde e Assistência Social, compõe a Seguridade Social no Brasil, política pública de proteção integrada da cidadania. O Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, é o encarregado da execução das ações seguindo as diretrizes do Ministério da Previdência Social. Garanhuns, no Agreste Meridional pernambucano sedia uma das quatro Gerências Executivas do INSS em Pernambuco com uma área de abrangência envolvendo 66 municípios distribuídos além da região do Agreste, na Mata Sul, Sertão do Moxotó e do Pajeú.

Instalada há pouco mais de quatro anos na Suíça Pernambucana, a Gerência Executiva do INSS já supera em números de benefícios, dez capitais brasileiras, entre elas Aracajú, Natal, Manaus e Brasília. Somente em Garanhuns com população estimada em torno de 118 mil habitantes, os benefícios emitidos chegam a 20.870, com valores mensais correspondentes a quase R$ 6 milhões e 500 mil. Esses números, conforme explicação do Gerente Executivo, Francisco Alencar, é que elevam a Gerêencia Garanhuns a um patamar de destaque entre as instaladas em todo Brasil. No comando da Gerência desde sua implantação, em novembro de 99, através de um processo seletivo realizado entre os servidores da Instituição e exonerado do cargo antes da última eleição presidencial, Fracisco Alencar retornou à chefia da Gerência mais uma vez através de escolha seletiva no governo do Presidente Lula. Chico, como é mais conhecido entre seus colegas de trabalho, tem na transparência administrativa sua principal característica de ação fato que o leva a ter um livre trânsito entre os vários segmentos parceiros do INSS.

Para atender os 66 municípios de sua área de abrangência, a Gerência do INSS em Garanhuns conta com Agências da Previdência Social (antigos Postos de Atendimento) nas cidades de Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Belo Jardim, Bom Conselho, Canhotinho, Palmares, Palmeirina e Pesqueira. Duas agências de atendimentos móveis - PREVmóveis, também realizam o serviço de atendimentos nos locais onde não existam Unidades da Previdência Social.

Estendendo o atendimento àqueles que não são protegidos pela Previdência Social, existe o Programa de Educação Previdenciária - PEP, que tem como objetivo informar e conscientizar os cidadãos sobre seus direitos e deveres em relação à Previdência e à Assistência Social. No Brasil, de cada 10 pessoas ocupadas, seis não têm o seguro social, correspondendo a cerca de 40,2 milhões de pessoas sem qualquer proteção quando perderem sua capacidade de trabalho. As agências da Previdência Social da Gerência Garanhuns realizam atendimento ao público no horário das 07:30 às 13:30. Além das agências, as inscrições na Previdência podem ser feitas pelo PREVfone 0800780191; PREVNet www.previdenciasocial.gov.br ou pelo PREVfácil, que são os terminais de auto-atendimento.