Garanhuns, 10 de abril de 2004
  Início
  Opinião
  Política
  Cidade
  Geral
  Cultura
  Sociedade
  Ed. Anteriores
  Expediente
 
COLUNAS
 

CORREIO CULTURAL

Carlos Janduy


Termina hoje a 14ª temporada de "Jesus Alegria dos Homens"

A Paixão de Cristo, encenada há 14 anos no Alto do Magano, encerra hoje a sua temporada. Pela primeira vez, foram programadas duas apresentações a mais (segunda-feira e terça-feira desta semana). Este ano os espetáculos foram tematizados, sendo dedicados às crianças, à terceira idade, aos universitários, aos comerciários, à fé e à família. Uma enorme estrutura foi montada mais uma vez para atender ao público que aumenta a cada ano, para prestigiar e assistir ao segundo maior espetáculo ao ar livre do estado de Pernambuco.

A diretoria da Associação Teatral Jesus Alegria dos Homens, aproveita o espaço desta coluna, para agradecer a todos que contribuiram com o espetáculo e espera contar com esse apoio no próximo ano, quando a peça estará completando 15 anos de arte a serviço da fé.

Quem não teve a oportunidade ainda de assistir ao espetáculo de rara beleza, poderá conferir hoje a partir das 21 horas, no Alto do Magano. Telefone para contato: 3761-3324 ou 9988-6504 (Fitipaldi ou Fernando).


Correspondência

Campina Grande, 26 de março de 2004

Prezado Carlos Janduy.

Quero parabenizá-lo pela página do "Correio Cultural" (13.03.2004), dedicada ao meu saudoso amigo, Maurilo Matos, uma justa homenagem ao "poeta", "ícone da educação", "grande amigo", "grande mestre" que, de fato, ele foi.

Agradeço-lhe pela nota referente à comemoração dos 34 anos do Coral do Arraial.

Rabisquei umas linhas sobre a relação de Maurilo com o Coral. Se você achar conveniente e oportuno publicá-las na sua página "Correio Cultural", só me resta agradecer-lhe por esse gesto de bondade.

Se porventura, lhe interessar, eu tenho uma coletânea com quase todos os poemas de Maurilo.

Com meu abraço e meu apreço,

Pe. Luiz Gonzaga



Maurilo Matos e o Coral do Arraial
(à maneira de carta)

Caro Maurilo.

O Correio Cultural (13.03.2004), noticiando a celebração de ação de graças pelos 34 anos do Coral do Arraial, acrescentou: "...durante a celebração, o Coral prestará uma homenagem ao Prof. Maurilo Matos".

Os leitores, talvez, tenham indagado: "que ligação teria tido o Prof. Maurilo com o coral do Arraial?"

Queremos, nós que fazemos o Coral do Arraial, que todos saibam o quanto Você, Maurilo, significou para nós nos 10 primeiros anos da nossa história. Saibam todos que, dos seus 08 filhos, 04 integraram o nosso Coral, tocando ou cantando! Saibam que o Informativo do Coral (ACAUÃ) era enriquecido com originais ilustrações, nascidas da sua alma de artista, e que várias páginas desse mesmo Informativo foram ornadas com a beleza de suas poesias. Sua "alma de músico" fez o Coral cantar Garanhuns Centenária, suas Marchas de São João, seus vários Hinos Colegiais, o Hino a S. João Batista e até hoje, enriquece o repertório do Coral do Arraial uma das mais belas de suas criações GARANHUNS composição literária e musical, em que Você convida-nos a "sentir a brisa que passa a contar por que Garanhuns é assim, um eterno sonhar". E, num arroubo crescente de poesia e música, Você faz-nos ouvir as fontes murmurando: "Tu és um poema de Deus!"

Ah, Maurilo! Como não lhe prestar homenagens, a Você que, de tantas maneiras nos incentivou!?... A Você que acompanhou nossas serenatas natalinas, a Você que prestigiou nossas quadrilhas juninas, a Você presente às nossas apresentações nos palcos de Garanhuns, a Você presente em nossas festas e celebrações!?... E que dizer da sua paciência, do seu carinho e habilidade para restaurar aquele piano velho, que o Coral ganhou de "presente"!? Lembra-se?...

Nós, coralistas de ontem e de hoje, devemos a Você uma gratidão eterna. Sim, na eternidade, onde Você já está, essa gratidão será plena, quando "trechos da excelsa sinfonia" haveremos de, juntos, "ouvir, um dia, nos divinos serões" (SINFONIA; 12.06.1996).

Até lá, querido e saudoso amigo!

Em nome do Coral do Arraial, seu amigo, Luiz".

(Pe. Luiz Gonzaga, fundador e regente do Coral do Arraial)